Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Número de emplacamentos de veículos reduz 7,9% em setembro em MT

A queda acontece principalmente à falta de componentes eletrônicos e peças, causando consequente atraso na produção.

Data: Quinta-feira, 07/10/2021 15:07
Fonte: G1 MT

Os emplacamentos de veículos no Mato Grosso tiveram redução de 7,9% em setembro deste ano, em relação ao mês anterior.

Os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) apontam que foram 7.777 emplacamentos em setembro, contra 8.445 unidades comercializadas em agosto.

O número de veículos novos refere-se à soma de todos os segmentos: automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, implementos rodoviários e outros.

De janeiro a setembro deste ano, foram registradas 72.748 vendas de novos. No período, o percentual é positivo, com aumento de 18,49% na comparação com 2020.

No ano passado, de janeiro a setembro, foram comercializadas 61.397 unidades em Mato Grosso.

O diretor-presidente da Fenabrave Regional Mato Grosso, Paulo Boscolo, explica que a comparação é sobre uma base fraca, devido ser um ano de maior impacto da pandemia. Ele também afirma que o segmento de caminhões e ônibus cresceu 52%, e que embora o volume seja pequeno é relevante.

No segmento de caminhões, as vendas alcançam 3.695 unidades e representam 5% de participação no mercado.

Com maior percentual de participação nas vendas totais (46%), o segmento de automóveis e comercial leves cresceu 20,53% e acumula 33.495 unidades emplacadas.

Para o segmento de motocicletas, o crescimento registrado é de 36,92% com 26.856 unidades. Já implementos rodoviários, que vendeu 5.526 unidades, subiu 21,42%.

Paulo Boscolo enfatiza a queda na curva de crescimento das vendas e pontua que isso deve-se, basicamente, à falta de componentes eletrônicos e peças, dada a escassez mundial de semicondutores, falta de borracha e chapa, por exemplo, causando consequente atraso na produção.

O empresário afirma que este é o pior momento na questão de produção.