Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Combate ao desmatamento ilegal de MT é destaque no evento Planet Explore 2021

De agosto de 2020 a julho de 2021, houve a redução de 21,7% nos alertas de desmatamento, enquanto a média da Amazônia Legal é 4,3% de redução em comparação com o mesmo período do ano anterior

Data: Quinta-feira, 14/10/2021 09:55
Fonte: SECOM/MT

O combate ao desmatamento ilegal na Amazônia com o auxílio do monitoramento por satélite de todo o território estadual foi a única iniciativa brasileira apresentada no evento internacional "Planet Explore 2021", no último domingo e na segunda-feira (12 e 13.10). Os resultados ambientais alcançados foram destaque entre casos de sucesso apresentados a líderes mundiais. 

O serviço foi adquirido por meio do Programa REM Mato Grosso (do inglês, REDD para pioneiros), que é uma premiação ao governo estadual pelos resultados na redução do desmatamento nos últimos 10 anos.

"É uma grande satisfação, como gestora, poder falar um pouco do trabalho desenvolvido utilizando as imagens e toda a inteligência por trás dos satélites da Planet, com o apoio da SCCON, e dizer como esses resultados estão mudando a vida das pessoas e o cenário da política pública ambiental do Estado de Mato Grosso", conta a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti. 

Dados mostram que a secretaria aumentou a sua produtividade e eficiência nos gastos públicos com o início do uso do Sistema de Monitoramento por Satélites Planet, incorporada como solução tecnológica junto às empresas SCCON (Santiago & Cintra Consultoria), em 2019. 

"O mais importante de tudo é que o órgão ambiental se tornou mais eficiente. O uso da tecnologia, somada ao grande empenho das nossas equipes no aprimoramento da gestão e nas ações de monitoramento e fiscalização, trouxeram a melhoria do órgão ambiental. Nós lutávamos, antes de ter a tecnologia, contra o desafio enorme de ter um estado com um território que equivale a três países da Europa, com uma estrutura pequena, seja para fiscalização ou para regularização ambiental", afirma a gestora. 

Antes e depois do uso das imagens de satélite

"Nos tornamos o órgão estadual do Brasil com a maior eficiência em ação de fiscalização. Com isso também reduzimos o custo operacional. Conseguimos eliminar a onda crescente do desmatamento com a Planet no primeiro ano, e no segundo ano, estamos imprimindo resultados de redução do desmatamento", avalia . 

De agosto de 2020 a julho de 2021, houve a redução de 21,7% nos alertas de desmatamento, enquanto a média da Amazônia Legal é 4,3% de redução em comparação com o mesmo período do ano anterior. O dado oficial é do do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (PRODES) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Outro destaque, conforme a secretária, é que a Sema-MT ganhou escala na regularização dos imóveis rurais, ou seja, na implementação do código florestal. Mato Grosso é um dos Estados com maior índice de Cadastros Ambientais Rurais (CAR) analisados do país. 

O licenciamento ambiental também ganhou eficiência. "Conseguimos, num momento em que era difícil ir in loco, substituir as visitas pelas imagens Planet que tem uma periodicidade importante para quem licencia, e uma resolução que permite visualizar de fato o que está acontecendo em campo", complementa. 

Os alertas elaborados cruzam informações com o banco de dados da Sema-MT, identificando a área e o proprietário. É enviado um e-mail automaticamente alertando esse possível infrator sobre a detecção. Ele é orientado a procurar o órgão ambiental para se justificar, ou parar a infração imediatamente. 

Planet Explore 2021

A terceira conferência anual de usuários do Planet aconteceu de 12 a 13 de outubro de 2021 mostrou como os dados dos satélites Planet são aproveitados em todo o mundo. O evento contou com o uso da conexão global de iniciativas, histórias, líderes e instituições para o progresso. Saiba mais em: explore21.planet.com