Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

PF cumpre mandados na 5ª fase de operação contra tráfico internacional de drogas por Viracopos

Foco está centrado em crimes de lavagem de dinheiro praticados por um dos investigados e familiares. Operação deflagrada em outubro de 2020 revelou um complexo esquema de envio de entorpecentes para fora do Brasil.

Data: Segunda-feira, 25/10/2021 13:39
Fonte: G1 MT

A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta segunda-feira (25), mandados de busca e apreensão na quinta fase da Operação Overload, que apura o tráfico internacional de drogas a partir do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Segundo a corporação, o foco desta fase está centrado em crimes de lavagem de dinheiro praticados por um dos investigados e familiares dele.

No total, são cumpridos sete mandados de busca e apreensão, sendo cinco em Mato Grosso e dois em São Paulo. As ordens foram expedidas pela Justiça Federal em Campinas. A fase recebeu o nome de Lavaggio II. A operação Overload foi deflagrada no dia 6 de outubro de 2020 e revelou um complexo esquema de tráfico por Viracopos. Na ocasião, 32 pessoas foram presas.

De acordo com a Polícia Federal, a família, que mora em Mato Grosso, utilizava a logística do Aeroporto de Viracopos para enviar remessas de grande quantidade de drogas para a Europa. A corporação inclusive já identificou movimentações financeira incompatíveis com a renda declarada, além da compra de joias, relógios, carros de luxo, apartamentos, empreendimentos imobiliários e uma fazenda.

A investigação tenta aprofundar as apurações sobre os crimes de lavagem de dinheiro e identificar, além de bens adquiridos com dinheiro ilícito da quadrilha, outros envolvidos que tenham autorizado o uso de seus nomes para ocultar o esquema. Uma pessoa também foi presa nesta segunda-feira (25) em um mandado derivado da operação Ake - a 2ª fase da Overload.

Os outros desdobramentos da Overload foram as operações Ake, Lavaggio e Airline, que deram seguimento às investigações. No total, 27 pessoas estão presas. Quatro dos investigados estão foragidos.

Operação Airline

 

No dia 6 de julho deste ano, a operação Airline prendeu 15 pessoas - 14 delas já haviam sido presas na data da operação Overload. À época, a corporação informou que a organização criminosa foi totalmente desarticulada. Entre os alvos dos mandados de prisão, estava um policial militar e um policial civil.

A Airline teve início a partir da análise de documentos e informações de 10 mil páginas de inquérito, obtidos durante a Operação Overload. De acordo com a investigação, concluiu-se que existe "um corpo robusto" para a prática de tráfico internacional de drogas, incluindo também o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.

 

Operação Lavaggio

 

No dia 10 de fevereiro, a Polícia Federal deflagrou a Operação Lavaggio. O objetivo era cumprir mandados contra crimes de lavagem de dinheiro e ocultação de bens obtidos com lucros do tráfico internacional de drogas praticado no Aeroporto de Viracopos. O valor aproximado do congelamento dos bens era de R$ 3 milhões.

De acordo com a PF, o suspeito, que era um dos responsáveis por enviar a droga do Aeroporto de Viracopos para a Europa, cometeu pelo menos 20 atos de lavagem de dinheiro, entre eles alienações de veículos, compras de casas, chácaras e apartamentos, envolvendo familiares, terceiros e pessoas jurídicas que não tinham renda compatível com as transações.

 

Operação Ake

 

 

Operação Overload

 

Na data da operação, além dos 32 suspeitos detidos, dois morreram. Acesso a informações privilegiadas do esquema de segurança, ameaça a funcionários e transporte de drogas por trator, palets, malas e até com veículo de entrega de comida estavam entre os métodos de atuação da quadrilha revelados por investigadores da PF.

Viracopos, atualmente, é o maior terminal do país em volume de cargas movimentadas por via aérea e registra neste ano recorde nos indicadores, apesar dos reflexos gerados pela pandemia. Na ocasião, a concessionária do terminal destacou que colabora com as investigações sobre o caso.

Segundo a PF, a quadrilha é formada por brasileiros que ficavam responsáveis pelo fornecimento de cocaína que seria levada para a Europa. Além disso, o grupo aliciou funcionários que atuavam no aeroporto para que interferissem a favor da quadrilha nas atividades de logística do terminal.

Ainda de acordo com a investigação, entre os funcionários e ex-funcionários terceirizados de Viracopos que atuam com a quadrilha estão vigilantes, operadores de tratores, coordenadores de tráfego, motoristas de viaturas, auxiliares de rampa, operadores de equipamentos e funcionários de empresas fornecedoras de refeições a tripulantes e passageiros, que eram os responsáveis pelo esquema de embarque das drogas nas aeronaves com destino ao exterior.