Além da dor causada à humanidade, a pandemia da Covid-19 aumentou o sofrimento dos animais. Abandono, maus-tratos, fome e negligência foram alguns dos problemas acentuados nos últimos dois anos. O número de animais abandonados cresceu.
De acordo com dados da Diretoria de Bem Estar Animal, ligada à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá, a quantidade de animais abandonados triplicou durante o período da pandemia.
Isso estaria atrelado ao crescimento de tutores desempregados e falecidos e que, nesse caso, os parentes não se responsabilizaram pelos animais.
A estimativa é de que Cuiabá tenha cerca de 14 mil animais abandonados. Em 2021, a média registrada foi de 98 denúncias por mês no primeiro trimestre de 2021, o correspondente ao dobro da média mensal dos anos de 2018 e 2019.
O levantamento da Diretoria aponta um crescimento no número de denúncias e animais resgatados ano a ano. Em 2018, foram contabilizadas 513 denúncias. E, em 2019, as denúncias aumentaram para 559, e em 2020 o levantamento aponta que só no primeiro semestre foram contabilizadas 497 denúncias, o dobro dos anos anteriores em 6 meses.
Já em 2021 os números continuam crescendo, nos primeiros três meses foram contabilizadas 294 denúncias. Ainda não há dados mais recentes sobre os abandonos.