Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

MT estuda suspender uso de máscaras em dezembro; médicos acham precoce

Data: Quinta-feira, 11/11/2021 08:45
Fonte:

Governo do Estado avalia retirar a obrigatoriedade das máscaras faciais a partir de dezembro em Mato Grosso. Informação foi confirmada pela assessoria da Secretaria de Estado de Saúde (SES) ao  nesta quarta (10). Especialistas, contudo, avaliam que medida pode ser precoce. (Veja abaixo).

 

“Estou muito satisfeito com os resultados epidemiológicos de Mato Grosso. Estamos reduzindo os números substancialmente e isso vai acontecer em algum momento. Na Europa, em todo ambiente fechado, tínhamos que usar máscara. Em ambiente aberto era liberado. Então, em algum momento vamos evoluir”, afirmou o governador Mauro Mendes (DEM) hoje em coletiva de balanço da viagem à Europa para evento sobre o meio ambiente.

 

Conforme explicou a infectologista do Hospital Universitário Júlio Müller, Giovana Volpato Pazin Feuser, é preciso analisar a taxa de transmissão e o índice de vacinação do estado no momento em que for decidido pelo fim da obrigatoriedade.

 

Recomendação é que mais de 60% da população esteja com o esquema vacinal completo. Ou seja, tenham recebido não só a 1ª, como também a 2ª dose. Dados do Consórcio de Veículos de Imprensa apontam que aproximadamente 1,7 milhões de mato-grossenses receberam as duas doses da vacina, o que corresponde a apenas 50% da população.

 

“Seria precoce. A gente precisaria trabalhar bem a questão da 2ª dose nesse mês de novembro para aí pensar a começar a retirar as máscaras em ambiente externo aberto, mas mantendo ainda em ambiente fechado. Melhorando a cobertura vacinal, aí sim pensar em retirar a máscara de vez”, pontuou a infectologista.

 

Estados como Rio de Janeiro e Distrito Federal já flexibilizaram o uso de máscaras. Item é facultativo em locais externos, mas ainda obrigatório em lugares fechados.

 

Desde o início da pandemia, Mato Grosso acumula 549.432 casos de covid-19, além de 13.957 mortes ocasionadas pela doença.

 

FONTE: Ana Flávia Corrêa RD NEWS