Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Criminosos bloqueiam alarme de carros e furtam bolsas e outros pertences em Cuiabá

Data: Segunda-feira, 15/11/2021 17:07
Fonte: G1 MT

Imagens de câmeras de segurança mostram quando membros de uma quadrilha abrem carros e roubam pertences das vítimas em Cuiabá usando um dispositivo chamado “chapolin”, que interrompe o sinal de alarmes.

Ele estava com a prisão preventiva decretada pela 8ª Vara Criminal da capital e era investigado pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf).

No imóvel, onde foi cumprido ainda mandado de busca e apreensão, foram encontrados bolsas femininas e mochilas, todas furtadas de veículos das vítimas, e três bloqueadores remotos de alarmes veiculares.

Conforme a Polícia Civil, o modo de agir do investigado era sempre o mesmo: com o uso do bloqueador de alarmes. Ele também utilizava dois veículos, um Renault Sandero e um Gol, que sempre ficavam perto dos carros das vítimas.

Após o cumprimento do mandado de prisão, o investigado foi encaminhado para exame de corpo de delito e depois para audiência de custódia da Justiça.

Imagens de câmeras de segurança ajudaram a Polícia Civil a identificar os criminosos e como é feito o uso do “chapolin”. Ao ser acionado próximo a um veículo, o aparelho bloqueia o sinal do alarme e impede que as portas sejam trancadas pelo controle remoto da chave.

Os alvos do grupo são pessoas em áreas movimentadas. Nas filmagens, a ação dos criminosos foi detalhada. Eles se aproximam do veículo quando o proprietário está acionando o alarme e após anularem o sinal, rapidamente abrem as portas e efetuam os furtos.

Para evitar novos crimes, a delegacia dá dicas que podem reduzir a chance de ser furtado pela prática, como o exercício de checar manualmente se as portas estão travadas após o acionamento do alarme.

Quando usado, o “chapolin” não tranca as portas, o que não provoca o som característico do travamento. Também é recomendado não deixar eletrônicos, bolsas ou mochilas à vista dentro do carro.