O dia 25 de novembro é dedicado à celebração do Dia Nacional do Doador de Sangue e o banco de Sangue de Juara promove ação para incentivar o ato voluntário, presenteando os doadores com camisetas, coraçãozinho anti-stress e no fim do mês terá sorteio de brindes.
Esse dia é dedicado ao herói da vida real, que se dispõe a doar sangue, usando parte do seu tempo para salvar vidas de pessoas que, na maioria das vezes, ele nem conhece.
O biomédico Wesley Martins ressalta ser muito importante a doação, além de ser um ato de amor, sem risco e benéfico para o doador e para o receptor.
Ele ainda reforça que nosso próprio organismo repõe a quantidade de sangue extraída em 24h, desde que a pessoa se trate corretamente no pós-doação, seguindo as orientações repassadas pelos profissionais da unidade.
O enfermeiro Almir Rogério, responsável técnico do Banco de Sangue, reforça a importância de manter o estoque sempre abastecido, para que quando ocorrer urgências e emergências ter disponível na unidade para os pacientes que necessitarem. Um dos parceiros do Banco de Sangue é o aplicativo Sem Fronteiras, que faz a corrida ida e volta gratuitamente aos doadores que não tem como se locomover até a unidade.
Uma das doadoras, Denise Batista, diz que se você tem vontade de ajudar alguém e não sabe como, o melhor caminho é ser um doador de sangue.
O Banco de Sangue de Juara, anexo ao Hospital Municipal, atende aos doadores diariamente, das 7h às 15h, sem intervalo para o almoço, e também pelo telefone ou WhatsApp (66)3556-1122.
Requisitos básicos para doação de sangue:
Seja um doador, salve vidas.