Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Menina de 5 anos quebra a perna ao descer pelo escorregador do avião que teve pane em MT

A criança realizou exames e foi consultada, ela se recupera em casa.

Data: Quinta-feira, 25/11/2021 21:25
Fonte: G1 MT

Uma menina de cinco anos sofreu uma fratura na perna ao descer pelo escorregador inflável de emergência durante a evacuação do avião da Azul, durante a madrugada desta quinta-feira (25), no aeroporto de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.

O Airbus 320 teve uma pane enquanto manobrava na pista e não levantou voo.

A fisioterapeuta e mãe da menina que se machucou, Juliana Amorim Fávero, 36 anos, contou ao g1 que não houve nenhum comunicado oficial. “Nada foi falado pelos microfones. Só lembro de ver a aeromoça gritando lá na frente para todos saírem”, disse.

Juliana estava acompanhada do marido Giovani Dalla Corte, 38 anos, junto com os filhos, um de três e a menina de cinco anos.

Sentados na 18ª fileira e ao lado do motor esquerdo da aeronave, Juliana disse que não deu tempo de pensar em nada e apenas ouviu o burburinho dos passageiros aumentando. “Ouvi pessoas dizendo ‘vai explodir!’. Tentei não prestar atenção nisso e manter a calma para sair mais rápido do avião”, conta.

Na descida, ela disse que sentiu a perna da filha presa atrás dela, agarradas em um abraço bem apertado. Juliana acredita que possa ter sido nesse momento que a filha fraturou a tíbia enquanto escorregava.

Ela relata que os passageiros se distanciavam da aeronave e eram empurrados pela força do vento expelida pelo motor esquerdo. “Tinha muita gente caindo por causa disso”, diz.

Sem nenhum auxílio, a família de Juliana aguardou junto com os outros passageiros em um terreno ao lado da pista, no escuro. Depois de esperar por um tempo, o Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e os bombeiros verificaram se todos estavam bem. “Ao toque, disseram que era uma contusão”, explica Juliana sobre quando sua filha foi atendida.

Depois da triagem, os passageiros caminharam da pista até o portão de desembarque, onde foram orientados a fazer o checking. Enquanto aguardava o marido, Juliana viu a filha indo ao banheiro e caiu. A menina vinha reclamando de dor nas pernas. Foi nessa hora que ela percebeu o ferimento e levou a filha ao Hospital Ortopédico.

 

O acidente

 

Passageiros ficaram feridos após uma pane em um avião da Azul Linhas Aéreas que sairia do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, com destino a Guarulhos, em São Paulo, na madrugada desta quinta-feira (25).

O Airbus 320 não chegou a decolar, mas se movimentava no solo quando parou de repente. O escorregador inflável de emergência precisou ser acionado para que os passageiros pudesse descer. Algumas pessoas se feriram na hora quando saíram do equipamento.

Azul informou prestar apoio a passageiros

 

A Azul Linhas Aéreas confirmou por meio de nota que a aeronave que realizaria o voo Cuiabá-Guarulhos teve sua decolagem abortada após a identificação de uma pane na aeronave, tendo o comandante do voo realizado o procedimento padrão previsto para esse tipo de situação.

"Os clientes evacuaram a aeronave por meio das saídas de emergência do avião. A Azul destaca que está prestando todo o apoio necessário aos clientes, lamenta o ocorrido e reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações", diz a nota.

Segundo a Centro-Oeste Airports (COA), apenas três voos foram atrasados em razão da pane da aeronave, entre às 2h e 4h da madrugada desta quinta-feira (25). “A situação já foi normalizada e as operações do terminal seguem regularmente”, diz.