Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Pais de Alunos da rede Estadual de educação protestaram contra a municipalização

Data: Quinta-feira, 02/12/2021 14:17
Fonte: Amadeus Alves

Nesta quinta feira dia 02 de Dezembro ,pais de alunos da rede estadual de educação, realizaram um protesto pacifico no pátio da prefeitura de Juína, o verdadeiro objetivo dos manifestantes é fazer valer o direito de vez voz dos cidadãos e cidadãs, uma vez que a municipalização atinge em cheio a vida e rotina das famílias afetas pelo decreto 723/2020 de autoria do Governo Do Estado de Mato Grosso.

O principal objetivo do decreto 723/2020, é realocar os alunos das series iniciais do 1º ao 5º ano da rede estadual para rede municipal, essas mudanças de ares proposta pelo decreto, gerou inúmeras insatisfação ao quadro docente das escolas em questão, grupo de apoio e a comunidade escolar num todo.

Os diretores, coordenadores, professores e comunidade escolar, imbuídos nesse processo contrario a municipalização, estão recorrendo a mídia, as autoridades competentes e ao sindicato da classe para tentar reverter essa municipalização, que segundos eles são prejudiciais a todos envolvidos nessas escolas incluídas no decreto 723/2020.

Nessa mesma vertente negativa, os pais indignados com essas situações, e preocupados como vão se adaptar a essa nova realidade a partir de 2022 com a municipalização das escolas, buscam serem ouvidos pelas autoridades locais.

O secretário de Educação Erickson Leandro de Oliveira, em entrevista a imprensa local no momento do protesto, argumentou que isso é democracia, onde todos tem direito de reivindicar,  que é um direito de cada cidadão e cidadã, porem a municipalização é discutida em âmbito  nacional a anos, e agora chegou em Juina, e que é uma nova realidade e precisamos nos adaptar a ela, porem é de suma importância abrir o dialogo com a comunidade no intuito de chegar a um denominador comum.

Após uma manhã inteira de protesto, por volta das 11:00 horas da manhã desta quinta - feira, o Prefeito Municipal de Juina Paulo Verenose, recebeu os manifestantes contrários a municipalização no gabinete para abrir uma linha de dialogo, buscando uma solução plausível para esse impasse criado pelo decreto 723/2020.

Ate o fechamento desta matéria ,ainda não tínhamos um resultado conclusivo dessa reunião entre o chefe do poder executivo e os manifestantes.