O numero de cancelamento de festas de Final de Ano e Carnaval de 2022 esta sendo grande por todo o país. A decisão esta sendo tomada em razão da Pandemia de Covid-19 e por causa do possível aumento de casos da doença. Além da incerteza com relação à nova variante. E segundo as cidades, o carnaval foi considerado evento de alto risco de contágio por receber dezenas de pessoas do Brasil e do exterior.
Grande parte dos especialistas diz ser uma temeridade organizar festas apesar da redução de casos, mortes e internações pela Covid-19, devido ao avanço da vacinação, porque a doença ainda não foi embora.
O município de Santo Antônio de Leverger, é conhecido por ser uma cidade que sedia, uma das maiores festas de carnavais de ruas do centro oeste, com desfiles de tradicionais blocos carnavalescos, além de apresentações de danças culturais como, o Siriri, Cururu e o Boi-à-Serra, que fazem parte da cultura dos munícipes.
Devido a quarta onda da nova variante da Covid-19, a Ômicron, que já foi diagnosticada no Brasil, e com o objetivo de resguardar e preservar vida das pessoas, que ajudam a fomentar a cultura levergense, a prefeita do município de Leverger, publicou nesta sexta-feira (03), o Decreto de Nº 075/2021, anunciando o cancelamento das festividades do carnaval popular, como também, da realização do réveillon público, ressaltando ainda, que os eventos particulares, serão obrigados a exigirem a comprovação de vacinação das pessoa, que estarão participando de determinadas comemorações.
O secretário de Cultura e Turismo do município de Santo Antônio de Leverger, Jeferson Ribeiro destaca que devido a cidade, sempre nas festividades apresentar uma quantidade maciça de pessoas, fica impossibilitado a realização do carnaval, sendo que o município é referência em todo o estado.
“O Carnaval é uma tradição popular que ocupa um enorme espaço no coração do nosso povo. Entretanto, o poder público tem uma imensa responsabilidade, e deve fazer escolhas baseadas no interesse comum de seus cidadãos, fundamentadas em critérios técnicos e eticamente defensáveis”, disse Jeferson.
Trabalhando no combate a pandemia, o secretário de saúde do município, Hamilton Silva ressalta que mesmo tendo avanços significativos na campanha de vacinação, ainda é preciso ter cuidado, já que a nova Cepa da Covid-19, é pouco conhecida.
“É necessário adotar medidas que resguardam a vida das pessoas, até porque, atualmente essa nova onda da variante Ômicron, ainda está sendo estudada, não existem dados que comprovem de fato, se os imunizantes que estão sendo aplicados na população, combatem essa nova Cepa”, explicou Hamilton.
Para a Prefeita de Santo Antônio de Leverger, Francieli Magalhães Vieira Pires, a gestão tem se preocupada em resguardar a vida da população, e que no momento de pandemia da variante, é preciso adotar medidas como meio de prevenção.
“Pelo fato de outras cidades, também cancelarem as festividades de carnaval e réveillon, decidimos por não realizar os eventos em nosso município, sempre pensando naqueles que já perderam a vida por causa da doença, e não podemos fazer de conta que a nova onda, é uma preocupação para a nossa população”, concluiu Francieli.
Confira a Nota
A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Leverger, através da Prefeita Francieli Magalhães, informa que em razão da descoberta da variante Ômicron do novo Coronavírus, bem como uma possível nova onda da doença, sobretudo em virtude das aglomerações que as festividades de fim de ano e carnaval causam, e ainda seguindo orientações das autoridades de saúde, resolveu cancelar as festas de réveillon e carnaval públicos.
Ficando permitida somente as festas de réveillon particulares, exigindo-se o comprovante de vacinação ou teste pra COVID-19 com antecedência de 48hs, tudo visando o bem estar da população e resguardando a preservação à saúde.
Neste momento de incertezas e preocupação com a possível gravidade da variante, a administração municipal empreende esforços no afã de agir com cautela para que se evite a propagação do vírus.