O Sistema Municipal de Bibliotecas de Juína - SMBJ, realizou nessa quarta-feira, um coffe break onde os maiores leitores da Biblioteca Pública Professora Maria Santana do Nascimento e das bibliotecas escolares da Escola Municipal Padre Anchieta e Escola Municipal Paulo Freire foram contemplados com um certificado de Menção Honrosa em um coffe break oferecido nas dependências da Secretaria Municipal de Educação.
Em 2020 para fomentar a leitura no período de isolamento social devido a pandemia do COVID 19 e continuar a cumprir seu papel de Juína, enquanto cidade educadora, foi criado o Sistema Municipal de Bibliotecas de Juína – SMBJ que tem por função sistematizar a gestão das bibliotecas presentes no município e garantir a democratização de acesso à informação a toda população. O SMBJ é composto pela Biblioteca Pública Municipal Prof.ª Maria Santana, a Biblioteca Pública Municipal Infantil Chalezinho da Leitura, oito Bibliotecas Escolares do município, uma Biblioteca Comunitária e Pontos de Leitura.
Por meio de um software inteligente, também adquirido com recursos da Justiça do Trabalho, todo o acervo é disponibilizado por meio do site https://biblioteca.sophia.com.br/terminal/9121. A Secretaria de Educação ainda revitalizou e padronizou as 8 bibliotecas escolares, criando um espaço lúdico e aconchegante que estimula a leitura. Ainda com a ajuda da justiça do trabalho foi implantado o Bibliodelivery na Biblioteca Municipal Professora Maria Santana do Nascimento que assegura a entrega de livros nas residências dos moradores da cidade seguindo os protocolos de segurança sanitária. A principal motivação do projeto foi utilizar a leitura como uma ferramenta no gerenciamento das emoções mediante ao isolamento diante do contexto da pandemia.
A iniciativa foi a única a vencer o Prêmio Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas) em 2020 e o êxito do projeto pode ser avaliado por meio da mensuração os resultados. Durante todo esse período foram realizadas 2143 entregas. Considerando todo o SMBJ durante todo o período foram realizados 5076 empréstimos, apesar das aulas terem retornado à modalidade presencial apenas em agosto.
Diante desse resultado exitoso, a Secretaria de Educação e Cultura de Juína, por meio do SMBJ decidiu realizar a ação que reconheceu os maiores leitores do Sistema. Vale ressaltar que para 2022, já está no planejamento do SMBJ entre outras ações a serem desenvolvidas, o Ranking de Leitores Mensal, assim como a criação de um Clube do Livro que se encontrará mensalmente nas dependências da biblioteca municipal com espaço para discussões, comentários e troca de experiências entre os membros sobre o livro lido e temáticas correlatas.