Policiais do Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron) apreenderam, nesta terça-feira (21.12), uma carga de pasta base de cocaína avaliada em mais de R$ 1,3 milhão no município de Cáceres (320 km de Cuiabá). Um homem, que estava com um grupo que atravessava a fronteira carregando os entorpecentes, foi preso.
A apreensão ocorreu durante rondas na MT-388, próximo ao distrito de Clarinópolis, quando identificou um grupo carregando “Cangas” em suas costas e que ao perceber a aproximação dos policiais eles se dispersaram pela mata e abandonaram as cargas.
Os policiais fizeram buscas pela região e encontraram quatro cangas carregadas com 87 tabletes de pasta base de cocaína. Um dos suspeitos que transportavam a droga, acabou sendo preso pelos policiais durante a fuga. Em uma mochila, foram localizados mais oito tabletes de maconha e U$ 1,3 em espécie.
O suspeito foi preso e encaminhado à Delegacia de Fronteira (Defron) no município de Cáceres juntamente com os entorpecentes. Após pesagem, os pacotes somaram 71 quilos de pasta base de cocaína, que está avaliada em pouco mais de R$ 1,3 milhão.
Conforme o Gefron, esta é uma modalidade de transporte de droga “a pé” geralmente registrada na região de fronteira. As pessoas identificadas no crime são conhecidas como “mulas humanas”, por que carregam a carga de entorpecentes em suas costas em uma espécie de saco, conhecida como Canga.