Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Desrespeito com os recursos públicos: SINFRA utiliza pedras em operação tapa buracos na Região Noroeste

Data: Sexta-feira, 02/02/2018 17:23
Fonte: Marcelo Guedes/Record TV Juína

Não é de hoje que a MT-170, entre os municípios de Juína e Brasnorte, na Região Noroeste de Mato Grosso, está um caos, com buracos que mais parecem um queijo suíço, colocando em perigo a vida dos condutores que por ali trafegam.

Só pior que os buracos são os trabalhos que a Secretaria de Infraestrutura de Mato Grosso (SINFRA/MT) está realizando no local. Em vez de utilizarem materiais adequados, os servidores estão usando terra, pedras e até pedaços de madeira.

O jornalismo da RECORD TV JUÍNA flagrou na tarde desta sexta-feira (02.02), o absurdo e desrespeito com o cidadão, já que os recursos investigados nessa operação irão por água abaixo na primeira chuva que cair no local, uma vez que o trabalho não tem durabilidade e a qualidade que se espera.

Engenheiros ouvidos por nossa reportagem condenam o trabalho mal executado, já que a utilização de pedras em vez do composto asfáltico apropriado, irá comprometer a estrutura do pavimento, causando enormes danos na malha.

A indignação é ainda maior ao saber que somente no mês de dezembro de 2017 foram arrecadados na Região Noroeste, pelo Fundo Estadual de Transporte e Habitação (FETHAB), o montante de R$ 343.193,00 (Trezentos e quarente e três mil, cento e noventa e três reais), pelo imposto, criado para dar manutenção nas rodovias.

Aas imagens exclusivas da RECORD TV JUÍNA deixam claro que os recursos do FETHAB não estão sendo utilizados como deveriam. 
No local, onde deveria acontecer uma operação tapa buracos, apenas servidores, um rolo compactador e dois caminhões foram encontrados. O engenheiro técnico responsável pela execução do trabalho não foi localizado por nossa reportagem para explicar os motivos da colocação de terra, pedra e madeira na operação.

Os valores arrecadados com o FETHAB são cobrados do setor produtivo, como soja, algodão, milho, madeira e gado. Dados divulgados pelo Governo do Estado indicam que de janeiro de 2015 até agora, as prefeituras receberam o montante de R$ 488 milhões em recursos do chamado Fethab Rural, que devem ser investidos obrigatoriamente na manutenção de rodovias não pavimentadas dentro dos limites dos municípios, além de promover a construção e manutenção de pontes e bueiros.