Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Presidente Bolsonaro quer palanque próprio em Mato Grosso e descarta apoio a Mendes

Data: Sábado, 01/01/2022 12:24
Fonte: Pablo Rodrigo Gazeta Digital

O governador Mauro Mendes (DEM) não deverá ter o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) em seu projeto de reeleição para 2022, o que  afasta também a possibilidade de uma aliança com o senador Wellington Fagundes (PL). A decisão de Bolsonaro já teria sido comunicada ao presidente do PL, Valdemar da Costa Neto.


Com isso, a busca por um palanque com candidatura própria ao governo para receber Bolsonaro em Mato Grosso deverá ser a prioridade zero dos bolsonaristas mato-grossenses.


Conforme a reportagem apurou nos bastidores, a relação entre Mendes e Bolsonaro sempre foi cheio de arestas, tanto que na reunião que o governador teve em Brasília meses atrás, sob articulação dos senadores Jayme Campos (DEM), Carlos Fávaro (PSD) e Wellington Fagundes, o resultado não o que era esperado por Mendes e demais senadores.


O presidente também não aceitou o fato de Mauro Mendes ter assinado várias cartas em conjunto com os demais governadores para criticar as ações do governo federal em relação a pandemia e em relação às chamadas fake news.


Já pelo lado do Paiaguás, a má relação com o presidente Jair Bolsonaro é creditada ao deputado federal José Medeiros (Podemos), vice-líder de Bolsonaro na Câmara Federal, e opositor ao governo Mendes.


Para a cúpula do governador, Medeiros sempre municiou Bolsonaro com informações distorcidas e falsas para evitar uma aproximação entre os gestores. Outro fator que tem afastado Mauro Mendes de Bolsonaro seria o fato da sua indefinição em
relação aos presidenciáveis para 2022.


Mendes tem, em seu futuro palanque, vários partidos que deverão lançar candidaturas à presidência da República, como o
PSD, que tem como pré-candidato o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e um pré-acordo para apoiar o ex-presidente Lula em um eventual segundo turno.


O próprio DEM de Mauro, que vai se tornar União Brasil com a fusão com o PSL, ensaia candidatura própria ao Planalto. Umas
das articulações seria atrair para esta eventual chapa o ex-juiz Sérgio Moro.


“O Mauro precisa decidir como ficará em relação ao cenário nacional. Vai apoiar o presidente ou não? Vai apoiar outro candidato? Tudo isso dificulta essa relação”, disse Wellington Fagundes.


Sem Bolsonaro em seu palanque, o governador Mauro Mendes poderá enfrentar dificuldades com um possível adversário com o apoio do presidente. Principalmente pelo fato do Estado ainda ser um reduto de grande apoio a Jair Bolsonaro.