A Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS) registrou um aumento de pessoas na procura por atendimentos médicos nas últimas semanas. Segundo o município, 60% dos atendimentos são realizados em pessoas com sintomas gripais. A secretaria estima que o aumento está relacionado com a variante H3N2.
Segundo a SMS, sábado e domingo (1° e 2) foram realizados 2.458 atendimentos nas unidades de saúde, cerca de 60% foram por síndrome gripal.
Os médicos garantem que a nova variante do vírus Influenza está circulando por todo o país. Por isso, destacam que é importante reforçar o cuidado como a higiene das mãos, evitar aglomerações, manter o uso de máscara e hidratação.
O município orienta as pessoas a buscarem atendimento o mais rápido possível ao perceberem o agravamento dos sintomas.
Segundo a médica Rafaela Paes de Barros, as pessoas afetadas pela gripe podem evoluir para o quadro de pneumonia e destaca que é preciso ter uma atenção maior com os idosos, indígenas, gestantes e crianças.
Alguns remédios para gripe já começam a faltar nos estoques das farmácias de Cuiabá, como é o caso do Tamiflu. "A gente torce para que a população tome os cuidados para e mantenha o distanciamento e as normas de biossegurança", disse o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos, Hamilton Domingos Teixeira.
Segundo ele, a pessoa com sintomas gripais precisa se orientar e saber se seu quadro é leve ou moderado, evitando o consumo de medicamento em excesso.