O Aeroporto Internacional do Recife Guararapes – Gilberto Freyre, administrado pela Aena Brasil, e o Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon, em Várzea Grande (MT), administrado pela COA – Centro Oeste Airports, ficaram entre os melhores do mundo em 2021 em pontualidade das operações, considerando, respectivamente, as categorias dos terminais de médio porte e pequeno porte.
A constatação é do levantamento The On-Time Performance Report, realizado pela consultoriaCirium– uma das mais importantes do setor aéreo. Dentro da mesma categoria, os aeroportos de Recife e Cuiabá também obtiveram as maiores pontuações de toda a América em suas categorias.
A pontualidade dos voos é utilizada como critério de avaliação porque é um indicador que também aponta para a capacidade operacional do aeroporto, a qualidade do serviço prestado e a eficiência no atendimento aos passageiros e às companhias aéreas.
A Cirium atesta que a avaliação é feita de forma independente por consultores especializados, que têm conhecimento sobre o funcionamento da aviação civil, mas não estão ligados a nenhuma empresa.
Recife
De acordo com o relatório “2021 Winner – The Platinum Award Operational Excellence”, o terminal do Recife foi o mais bem avaliado do país entre os médios, superando a marca de 90% de pontualidade dos voos, levando em conta pousos e decolagens.
O ranking dos aeroportos de médio porte apresenta os 20 mais pontuais do mundo. Além do Recife, outros terminais brasileiros que figuram na lista são o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, na 7ª posição; o Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR), na 11ª; o Tancredo Neves, em Confins (MG), na 12ª; e o Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), na 20ª.
Cuiabá
Outras duas categorias foram avaliadas pela Cirium: aeroportos de grande porte e aeroportos de pequeno porte. Nos de grande porte, nenhum terminal brasileiro figura entre os 20 mais pontuais do mundo, enquanto entre os de pequeno porte, há três.
O de Cuiabá – Marechal Rondon, em Várzea Grande (MT), ficou na 6ª posição mundial, sendo assim o líder no Brasil; o Eurico de Aguiar Salles, em Vitória (ES), ficou na 7ª; e o Val-de-Cans, em Belém (PA), na 16ª: