Toda família conhece pelo menos uma receita de chá ensinada pelos mais velhos para curar diversos tipos de doença, principalmente a gripe. Em tempos de surto do vírus influenza, muitas pessoas têm optado por buscar meios mais naturais de fortalecer o sistema imunológico. Dono de uma das mais tradicionais bancas no Mercado do Porto, o comerciante homeopata Izidoro Francisco de Almeida conta que nas últimas duas semanas o movimento de clientes aumentou em mais de 100%. “Eu nunca vi tanta gente gripada nessa escala. É realmente uma gripona”, disse.
Izidoro, que está há 27 anos na feira do Porto com a banca de produtos farmacêuticos e homeopáticos, conta que o movimento cresceu de uma forma que ele não sabe nem dimensionar. Se antes cerca de 10 pessoas por dia procuravam o local para adquirir ervas, hoje, esse número chega até 100 pessoas de diversas idades.
“Está vindo gente de todo tipo, não só os idosos. Quem não está gripada, mas tem parente que está doente, já vem comprar para tentar evitar ficar. Tem erva minha, como a assa-peixe, que já está em falta. Ela é uma das melhores para gripe e problemas respiratórios”, contou ao HNT.
Além da assa-peixe, ele disse que entre as ervas mais buscadas estão hortelã, alecrim, melão de são caetano, casca de jatobá e guaco.
“O guaco é expectorante, então, sempre acaba saindo junto com outras ervas. O pessoal compra bastante também a erva de bicho, que é para ser feita a infusão e jogar no corpo durante o banho. Ela tira aquelas dores e aquele mal-estar do corpo”, afirmou.
Para o homeopata, todas essas ervas são indicadas para todas as idade, o que muda é a quantidade a ser ingerida. Para um adulto, por exemplo, o chá da casca de jatobá pode ser consumido durante o dia. O chá é feito fervendo a casca em um litro de água. Já para as crianças, o ideal é que dê no máximo duas xicaras do chá, uma de manhã e outra à noite, de preferência adoçada com mel.
TRATAMENTO
A médica pneumologista, Keyla Maia, explicou que a indicação de chás naturais para tratar de gripe depende muito de para quem esse chá será dado.
Para os idosos, doentes crônicos, diabéticos, quem faz uso de imunobiológicos e que está fazendo tratamento de câncer, a orientação é procurar atendimento médico já nos primeiros sintomas, e não tentar tratar em casa com remédios naturais.
Já no caso de crianças e adolescentes, ela disse que não tem problemas fazer uso de chás naturais, mas aconselhou a se hidratar bastante, se alimentar de maneira correta e tomar vitamina C.
“Depende muito de cada caso. É importante que as pessoas se atentem aos sinais de alerta, que são febre persistente, falta de ar e catarro amarelo, porque o vírus não dá catarro amarelo, então, tem que se atentar para não virar o caso de uma pneumonia”, alertou.
Diversos municípios em todo o Estado registram “explosão” de casos de gripe provocados pelo vírus influenza H3N2.
A principal orientação é que as pessoas se vacinem contra a gripe nos postos de Saúde.