O curso de cinco dias foi encerrado nesta sexta-feira (02), com grande alegria, tanto pela direção da Cadeia Feminina, quanto pelos parceiros SENAR/ Sindicato Rural e pelas próprias alunas. Durante o curso elas aprenderam a confeccionar celas de couro.
Arreios em couro bovino. Uma novidade na cadeia, segundo a Diretora da Cadeia Feminina, Josmara Tiossi Ribeiro Lourenço, que ressaltou em entrevista à Rádio Pioneira, o sucesso da parceria com o SENAR e Sindicato Rural. “É mais uma capacitação de sucesso que foi muito bem aceita pelas recuperandas, pela possibilidade de ter uma renda posteriormente. O SENAR mais uma vez nos ajuda nesta parceria de sucesso”.
Seis arreios completos foram produzidos pelas reeducandas ao longo do curso. Com a participação nas aulas elas recebem certificado de capacitação emitido pelo SENAR, o que conta também para remissão nas penas.
A diretora da Cadeia destaca que 18 cursos estão programados para 2018.
O instrutor do SENAR, André Henrique Furtado Torres, ressaltou a satisfação em participar do projeto.“Quero aprender ao SENAR por esta oportunidade, à Josmara, que é a diretora da cadeia por ceder o local, e também à mobilizadora por ter feito esta parceria que é muito interessante”.
Ele elogiou as alunas pelo desempenho ao longo das aulas. “Elas foram muito participativas, atentas e aprenderam muito facilmente. Parabéns à todas. Meu intuito neste treinamento como expliquei a elas, é que continuem fazendo para aumentar a renda ou até como renda principal de manutenção, porque dá um lucro bom”.
No estado de Mato Grosso, 90 sindicatos rurais são parceiros do SENAR e todos oferecem treinamentos em diversas áreas, eventualmente em espaços como o da Cadeia Feminina de Tangará da Serra.