Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Raio-X: confira como chegam os clubes para o Cariocão 2022

Bola rola no estadual mais charmoso do país a partir do dia 26, com 12 times na disputa; Record TV transmite o torneio

Data: Quarta-feira, 12/01/2022 10:52
Fonte: Do R7

O estadual mais charmoso do país está prestes a começar. Com transmissão exclusiva da Record TV na TV aberta, o torneio conta com a participação de 12 clubes. Conheça todos os times que estão na disputa e como eles chegam para o Campeonato Carioca 2022.

Botafogo

Vendido ao empresário americano John Textor, o Botafogo chega com a moral renovada ao Carioca 2022. Com a base do elenco campeão da Série B mantida, mais a chegada de quatro reforços, o Fogão espera voltar ao protagonismo no futebol carioca, já que na última edição o Alvinegro amargou a sétima colocação na fase de grupos do estadual.

Boavista

Até 2020, o Boavista caminhava para se tornar uma força aspirante a voos maiores no Cariocão. No entanto, em 2021, a equipe de Saquarema deixou a desejar e terminou na décima colocação na fase de grupos, à frente de Bangu e Macaé apenas. Neste ano, a tabela não foi gentil com o Boavista, que pega Botafogo, Vasco e Flamengo nas três primeiras rodadas. Pontuar nesses jogos é fundamental para as pretensões da equipe no campeonato.

Portuguesa-RJ

Uma das gratas surpresas da última edição do Cariocão, a Lusa-RJ busca repetir a dose e terminar entre os quatro classificados para a fase final do torneio. Em 2021, além de "revelar" o meia Chay, sensação do Botafogo, a equipe ficou na terceira posição, a dois pontos do líder Flamengo, e caiu nas semifinais diante do Fluminense. Neste ano, a Portuguesa-RJ já anunciou dez reforços e quer mais uma vez atrapalhar a vida dos clubes considerados os grandes do estado.

Fluminense

Apesar de dividir atenções com a pré-Libertadores, o Fluminense chega ao Carioca 2022 como talvez o único time capaz de bater de frente com o Flamengo. Com a chegada de Felipe Melo, Willian e Nathan como principais reforços, mais o retorno de Abel Braga, a expectativa do Tricolor é voltar a ser campeão estadual. A mescla de jovens promissores com os veteranos promete tornar a equipe das Laranjeiras um time especialmente interessante de acompanhar.

Resende

Em 2021, o Resende não conseguiu bons desempenhos nas competições que disputou. No Carioca, a nona colocação na fase de grupos foi aquém das expectativas. Mas, com uma safra promissora de atletas oriundos da base, o torcedor retoma a esperança de quem sabe surpreender na edição de 2022.

Vasco

Desde a demissão de Fernando Diniz, o Vasco promoveu uma grande reformulação em seu departamento de futebol buscando o retorno à Série A do Brasileirão. E esse projeto começa com o Cariocão. Além de Zé Ricardo, nove reforços chegaram a São Januário para qualificar o elenco. De fora das finais da Taça Guanabara em 2021, a expectativa do Gigante da Colina neste ano é devolver a alegria à sua torcida, já cansada de tantas frustrações nos últimos anos.

Nova Iguaçu

Fundado há 32 anos, o Nova Iguaçu espera pela primeira vez conseguir se classificar entre os quatro melhores times do Campeonato Carioca. A melhor campanha da equipe no estadual foi em 2017, quando terminou na quinta colocação. Em 2020, o time chegou a ficar à frente de clubes tradicionais na fase de grupos, como o Botafogo, mas perdeu para o próprio Fogão na semifinal da Taça-Rio.

Bangu 

Vice-campeão brasileiro em 1985, o Bangu chega em 2022 com a missão de recuperar parte do prestígio das décadas anteriores, mas fato é que as últimas campanhas da equipe não fazem jus à rica história do time carioca. Na última edição do Cariocão, a equipe terminou a fase de grupos na penúltima colocação, à frente apenas do Macaé. Neste ano, sob o comando do ex-jogador Felipe, o principal objetivo do Bangu é novamente a permanência na elite carioca, mas com o sonho de conseguir uma vaga na fase final da competição.

Madureira

Um dos mais tradicionais times do futebol carioca, o Madureira chegará com tudo ao Cariocão 2022. Até aqui, o clube contratou dez jogadores para reforçar o elenco e tentar reviver os anos de glória do time, em que foi duas vezes vice-campeão estadual. No ano passado, o clube terminou a fase de grupos na oitava colocação.

Flamengo

Atual tricampeão, o Flamengo chega como grande favorito para conquistar o Cariocão e fazer ainda mais história no âmbito estadual. Sob a direção de um novo "Mister", agora Paulo Sousa, ex-seleção polonesa, o Rubro-Negro, como em edições anteriores, usará o torneio como laboratório, mas sem tirar o pé do acelerador. Matheus Lima, Lázaro e outras promessas devem ganhar espaço, mas mesmo sem grandes contratações o Flamengo tem um dos melhores elencos do país, se não o melhor, e não vai facilitar a vida de nenhum adversário

Audax-RJ

Rebaixado em 2014, o Audax-RJ finalmente conseguiu voltar à elite do futebol carioca no estadual de 2021, depois de anos batendo na trave. Em 2022, o Audax-RJ será uma das atrações da competição, especialmente pela campanha arrasadora na Série A2 da temporada anterior, em que a equipe terminou como campeã e com o melhor ataque da competição. A expectativa da diretoria é não só a permanência na primeira divisão, como também brigar por uma vaga no mata-mata.

Volta Redonda

Ao lado da Portuguesa-RJ, o Voltaço foi uma das grandes atrações do último Cariocão. Sob o comando dos gols de Alef Manga, hoje no Juventude, o aurinegro chegou a bater Vasco e Fluminense, e só parou no poderoso Flamengo, já na semifinal. Em 2022, diversos olhares estarão voltados para o Volta Redonda, e a expectativa é de novamente surpreender no estadual.