Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Faculdades em locais com restrições sanitárias poderão manter a opção por aulas remotas

As instituições terão segurança jurídica para continuar oferecendo aulas online enquanto durar a situação de pandemia da Covid-19

Data: Quinta-feira, 20/01/2022 08:08
Fonte: Fernanda Renatè

Reunião envolvendo dirigentes do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, do qual a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) faz parte decidiram que a Portaria nº 1.038 continua em vigor. A decisão foi confirmada na manhã desta quarta-feira (19.01).

A orientação do MEC é pela volta às aulas presenciais, porém, para as instituições instaladas em localidades com restrições sanitárias, terão segurança jurídica para continuar oferecendo atividades remotas enquanto durar a situação de pandemia da Covid-19, observado o disposto na Portaria.

No encontro o Ministério da Educação foi, representado por Victor Godoy, ministro em exercício; Wagner Villas Boas, secretário da Secretaria de Educação Superior (SESu) e representantes da Consultório Jurídico (Conjur).

Aulas online

As aulas online se tornaram um recurso primordial no período de quarentena do coronavírus para que professores e alunos possam continuar os estudos remotamente, sem prejudicar o andamento do ano letivo. Nesse contexto, algumas mudanças são necessárias para manter o ritmo de aulas, seja na didática de ensino, ou no comportamento dos estudantes, que precisam estar mais focados para evitar as muitas distrações no ambiente digital. Entenda, a seguir, como funcionam as aulas online, as ferramentas necessárias para participar dos cursos e as vantagens de estudar em casa.

Elas são ministradas pelos professores em suas próprias casas e transmitidas ao vivo pela Internet, para que os alunos consigam acompanhar e participar em tempo real, também em suas respectivas residências ou em qualquer lugar que tenha acesso à Internet. Esse modelo foi adotado pela maioria das faculdades e universidades durante a quarentena, no ensino da graduação e pós-graduação.

Diferentemente do modelo de Ensino a Distância (EAD) tradicional, em que os encontros presenciais e virtuais acontecem em menor frequência, as aulas online realizadas na pandemia tendem a manter o cronograma que estava em regência antes do isolamento. Ou seja, geralmente as aulas são realizadas todos os dias, nos horários de costume, mantendo também a carga horária de cada disciplina.