O município de Juina a (745 km de Cuiabá a noroeste do estado), recebeu nesta quarta feira (19.01), a visita do secretário estadual de saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo. A visita faz parte da agenda do secretário, no entanto em função do aumento exponencial dos casos de covid-19 em todo o estado, nessa reunião foi debatido tratativas junto a secretaria de saúde para diminuir essa disseminação, bem como as novas estratégias para o começo da vacinação de crianças de 05 a 11 anos.
O escritório regional em Juina tem uma grande demanda, tendo em vista que são 07 municípios que integram a regional, o que fica evidente que os assuntos pertinentes a saúde não é exclusivamente do município, mas para toda região.
Gilberto Figueiredo falou da importância da imunização de toda população, tendo em vista que é o único caminho para vencer a pandemia.
“nós observamos que o números de infectados aumentaram em todo estado, Brasil e mundo, desde que a pandemia chegou ao Brasil em Fevereiro de 2020 os órgãos ligados a saúde estão imbuídos no intuito de viabilizar o menor impacto na nossa população, e até agora o único meio eficaz foi a vacina, precisamos ter acima de 90% da população imunizada ,em 2022 os casos de covid-19 voltaram a subir, mas é notório e quase que unanime entre os profissionais de saúde, todos os contaminados que estão vacinados os sintomas são leves, já os não vacinados tem sintomas graves ou gravíssimos, a taxa de óbitos para os não vacinados chega a 23%,já os vacinados é 0,23%”.
Hospital Regional em Juina
Numa entrevista a imprensa local o secretário estadual de saúde garantiu que a parte burocrática já esta na retal final, e Juina terá o hospital regional cosntruido “para os céticos quem viver verás”.
O prefeito de juina Paulo Veronese durante uma entrevista à imprensa , mencionou a importância da visita do secretário no município.
“este é um momento oportuno, pois aproveitamos da vinda do secretário em Juina, para podermos mostrar a ele nossa realidade e reivindicar investimentos na área da saúde para atender de forma eficiente os usuários do SUS, por sermos o polo da região temos um grande fluxo de pacientes de outros municípios, essa demanda requer muitos mais investimento”
A secretária de saúde Marcela Américo Ortolan salientou a grande importância dessa vista do secretário de saúde estadual no município, pois segundo ela a regional está em construção, somente assim ele pode ver a realidade de perto, possibilitando ser atendidas nossas reivindicações.
Outra preocupação por parte das secretarias de saúde que integram a regional é a nova etapa de vacinação para crianças de 05 a 11 anos, estamos preparando nossas equipes para esse novo ciclo.