Empossados nesta terça-feira (18.01), os membros da Diretoria Regionais de Educação (DREs) passam a assumir grandes responsabilidades e servirão como ponte entre a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e as escolas da rede estadual nos 141 municípios de Mato Grosso. Além dos desafios, os gestores também destacaram que o suporte e os investimentos realizados pelo Governo do Estado nos últimos três anos estão contribuindo para a construção de um cenário de muitas mudanças e conquistas inovadoras na educação.
“Estou aqui hoje por aquele aluno que não tinha condições de comprar um uniforme ou chinelo para ir para escola. Quando eu vi o carinho no qual foi preparado o kit uniforme completo que eles vão receber este ano, senti que precisava fazer com que cada um desses alunos percebesse tudo isso que a educação está proporcionando a eles. Por muito tempo o uniforme foi apenas uma camiseta, e hoje, é nítido que a educação está passando por transformação em Mato Grosso”, destacou Janaína Solano, diretora da DRE de Juína.
Durante a solenidade no Palácio Paiaguás, as diretorias regionais também receberam 23 veículos novos do modelo Voyage que vão auxiliar nos atendimentos realizado pelos gestores nos municípios que integram os polos.
“Com a implementação das DREs, nós teremos um relacionamento que vai contribuir para impulsionar ainda mais a educação no Estado. O governo já vem fazendo investimentos na infraestrutura, na parte pedagógica das escolas, aquisição de veículos, então, nós temos agora esse marco histórico”, afirmou a diretora da DRE de Rondonópolis, Andreia Cristiane de Oliveira.
As DREs são compostas por 15 diretores, 15 adjuntos, 90 coordenadores regionais e 72 assessores pedagógicos. Os polos estão sediados nos municípios de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Juína, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Querência, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande.
“Essa é uma proposta que vem para melhorar a qualidade do ensino em todas as dimensões, seja ele de cunho administrativo ou pedagógico, refletindo o atendimento lá na ponta, dando mais agilidade ao trabalho dos gestores”, pontuou a diretora da DRE de Querência, Glaucia Galvão.
Os gestores serão responsáveis por intermediar as ações entre a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e as 727 escolas estaduais para auxiliar nas demandas administrativas, estruturais, além de contribuir no desenvolvimento das políticas educacionais e processos de recuperação da aprendizagem, fortalecendo o ensino em Mato Grosso.