Um arqueólogo amador inglês, que não teve a identidade revelada, encontrou uma das primeiras moedas de ouro usadas na Inglaterra. O objeto, achado com um detector de metais na vila de Hemyock, no condado de Devon, foi usado por volta de 1257, época do governo do Rei Henrique III.
“A moeda de ouro foi encontrada em um local pouco atraente e poderia facilmente nunca ter sido recuperada. Agora está protegida para as gerações futuras desfrutarem dela”, escreveu o responsável pela descoberta, em uma nota publicada no site da casa de leilões Spink & Son.
Segundo a Spink & Son, que vai leiloar a peça no próximo domingo, 23, a moeda de ouro pode valer entre £ 200 mil e £ 400 mil — valor que pode variar entre R$ 1,5 milhão e R$ 3 milhões. Até hoje só foram encontrados outros oito artefatos da mesma época. A maioria dos achados está exposta em museus.
A imagem do rei Henrique III sentado em seu trono, com um orbe e um cetro em mãos aparece gravada no objeto histórico. De acordo com David Carpenter, professor de história medieval da King’s College London, as moedas de ouro de Henrique III foram as primeiras do tipo a serem feitas no país. Até então, a economia da Inglaterra dependia de moedas de prata.