Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Semana de testagem para gripe ocorrerá em Guarantã.

Secretaria municipal de saúde monta plano estratégico para testar a população no município

Data: Sábado, 22/01/2022 14:53
Fonte: Ademir Junior

O Teste Rápido Antígeno para a Covid-19 tem como objetivo identificar a infecção atual em indivíduos e é indicado para pessoas que apresentam sintomas respiratórios agudos, a exemplo de febre, tosse, dor de garganta, coriza, dor no corpo, perda de ofato e paladar.

Por meio destes sintomas pode se constatar 3 tipos de patologias clínicas. Com o crescimento dos casos registrados nos últimos dias a Secretaria Municipal de Saúde de Guarantã do Norte, realizará dos dias 24 a 28 de janeiro a "Semana de Testagem Swab Antígeno Nasal".

Estes atendimentos que serão iniciados na próxima segunda-feira (24.01) têm o objetivo de se ter um diagnóstico preciso se os sintomas apresentados pelos pacientes seja influenza, que é a gripe comum, a H3N2 ou até mesmo a Covid-19.

A Coordenadora de atenção básica de saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Elizangela Camargo, explica como serão realizados os atendimentos. “O atendimento vai ser realizado no horário das 07:00hrs as 17:00hrs no Psf Central junto a secretaria enfrente a praça. Se a pessoa estiver com os sintomas não precisará apresentar o pedido médico, caso apresente resultado positivo este já será notificado e isolado para tratamento”.

Todo o paciente que apresentar síndrome gripal do primeiro ao sétimo dia deve procurar a unidade para fazer o teste, para não oferecer risco de transmissão aos pacientes nas unidades básica de saúde, os positivados deverão procurar a sua unidade de saúde no horário das 15:00hrs as 17:00hrs, exceto nos Psf rurais. "O objetivo desta campanha é rastrear e classificar as pessoas assintomáticas, para que elas procurem o atendimento na unidade de saúde neste horário diferenciado para que as equipes possam estar aguardando esse paciente para ser atendido de maneira paramentada, em sala separada e evitar um possível contato com outras pessoas que fazem o acompanhamento de rotina como o Pré-natal, hipertensos e outros”, comentou Elizangela Camargo.