Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Viagem no tempo: veja fotos da cidade de SP no século passado

Capital paulista comemora 468 anos nesta terça-feira (25) e relembra sua história por meio da arquitetura.

Data: Terça-feira, 25/01/2022 09:43
Fonte: G1

A cidade de São Paulo comemora nesta terça-feira (25) 468 anos de história, que são marcadas por sua arquitetura. Imagens cedidas pelo acervo do Centro de Memória da Bunge mostram a transformação da capital ao longo do século passado.

Depósito na década de 50 na Água Branca, Zona Oeste de SP — Foto: Arquivo Bunge

 

A imagem acima é de 1957 e mostra um depósito do Moinho Santista que ficava na Água Branca, na Zona Oeste de São Paulo, bairro atualmente residencial. Na região ficava uma fábrica de oleo e um depósito de fardos de algodão.

 

Fábrica de óleo na Barra Funda em 1940 — Foto: Arquivo Bunge

 

 

A foto acima mostra armazéns que guardavam caroço de algodão de uma fábrica de óleo na região da Barra Funda, na Zona Oeste da cidade, em 1940.

Até o final do século XVIII, a região era formada por chácaras. Por estar numa área estratégica, no entroncamento ferroviário das estações da Estrada de Ferro Sorocabana, que ligava a capital ao interior do estado, e das ferrovias estaduais, passou a despertar o interesse de empresas.

 

Largo do Café - Escritório Central S.A. Moinho Santista – década de 1930  — Foto: Arquivo Bunge

 

 

A foto acima mostra o escritório central do Moinho Santista que ficava no Largo do Café, entre as ruas São Bento, Álvares Penteado e Rua do Comércio, no centro de São Paulo. Seu nome foi dado em homenagem a maior riqueza de São Paulo da década de 1930, o café, batizado como “ouro verde”.

Na década de 1930, corretores de imóveis se reuniam normalmente no local para trocar informações sobre negócios imobiliários. Hoje a região abriga prédios comerciais e de serviços.

Galpões da Fábrica de Óleo Água Branca no desvio da Estrada de Ferro Sorocabana, nos anos 40 — Foto: Arquivo Bunge

 

A imagem acima mostra galpões da Fábrica de Óleo Água Branca no desvio da Estrada de Ferro Sorocabana, na década de 40. A estrada de ferro deu origem às ferrovias do estado.

 
Fábrica de tecidos no Cambuci na decada de 40 — Foto: Arquivo Bunge

 

A imagem acima mostra uma fábrica de tecidos localizada no bairro Cambuci, Centro de São Paulo, na década de 1940. A região abrigava o setor têxtil, outras fábricas foram adquiridas e modernizadas até que, em 1948, deflagrou-se um plano visando à reestruturação do setor.