Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Sema aplicou R$145 mil em multas por pesca ilegal durante período de piracema em MT

A equipe de fiscalização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) também apreendeu 915 kg de pescado, 40 embarcações, 96 redes, 39 tarrafas, 76 cevas fixas e 810 apetrechos de pesca.

Data: Quarta-feira, 02/02/2022 13:14
Fonte: G1 MT

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) divulgou, nesta terça-feira (1º), que foram aplicadas R$ 145 mil em multas por pesca irregular durante o período proibitivo da piracema, encerrado nesta segunda (31). A pesca ainda está proibida nos rios de divisa do estado.

A equipe de fiscalização também apreendeu 915 kg de pescado, 40 embarcações, 96 redes, 39 tarrafas, 76 cevas fixas e 810 apetrechos de pesca. As apreensões ocorreram entre os meses de outubro de 2021 e janeiro deste ano.

A Sema vistoriou 30 comércios, totalizando 34.434 kg de pescado verificado nesses estoques. Um veículo foi detido e quatro pessoas foram conduzidas para a delegacia.

Além do patrulhamento fluvial dos rios, a operação fiscalizou estradas de acesso, margens dos rios e captou imagens de drones para verificar a ocorrência de crimes ambientais.

Foram vistoriados os estoques de 30 estabelecimentos comerciais de forma a evitar o recebimento de pescado de origem ilegal nestes locais.

Pesca em rios de divisa continua proibido

 

Os rios que fazem divisa com outros estados, quando uma margem fica em Mato Grosso e a outra, em outro estado, segue valendo a lei federal que proíbe a pesca entre novembro e fevereiro. A previsão para a permissão da pesca nestes locais deve ser dia 1º de março deste ano.

Em Mato Grosso, 17 rios se encaixam nessa característica de rio de divisa. Entre os mais conhecidos estão o rio Piquiri, na bacia do Paraguai, que uma margem está no estado e outra em Mato Grosso do Sul, o rio Araguaia, na bacia Araguaia-Tocantins, que faz divisa com Goiás e, na bacia Amazônica, o trecho do rio Teles Pires que faz divisa com o Pará.

 

 

Unidades de Conservação

 

A Sema alertou que a pesca em unidades de conservação continuam proibidas ao longo de todo o ano. Em Mato Grosso, há 68 áreas protegidas sob a jurisdição da União, do estado ou do município.