Seis pessoas foram presas na manhã desta terça-feira (6) na Operação Fox, deflagrada pela Polícia Federal em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. Segundo a Polícia Federal, a ação policial é feita contra contrabando de cigarros e crime de descaminho nos estados alvos da operação.
De acordo com a PF, foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e ainda devem ser cumpridos 23 mandados de busca e apreensão nos estados mato-grossenses: Rondonópolis (a 218 km de Cuiabá) e Primavera do Leste (a 239 km da capital).
As buscas e apreensões também ocorrem em Nova Alvorada do Sul (MS), Dourados (MS), Mundo Novo (MS) e Curitiba (PR).
A investigação teve início em maio de 2017 contra o contrabando de cigarros e descaminho de mercadorias do Paraguai revendidas em Rondonópolis e região.
Conforme a PF, a maioria dos investigados têm várias passagens criminais pelos crimes de contrabando e descaminho.
As mercadorias eram trazidas do Paraguai (região de Ponta Porã e Mundo Novo-MS) e transportadas tanto em caminhões como em veículos menores em nome de terceiros. Durante as investigações foram apreendidos milhares de produtos contrabandeados.
No cumprimento dos mandados desta terça-feira, a PF ainda realizou prisões em flagrante apreendendo cigarros em Dourados e Nova Alvorada (MS). Em Rondonópolis, além da apreensão de cigarros, foi apreendida também uma arma.