Subiu para 13 o número de mortos em decorrência das chuvas que atingiram a cidade de Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo, no último fim de semana. Mais dois corpos foram localizados nos escombros na madrugada desta quinta-feira (3). No estado, já são 29 óbitos registrados após os temporais.
Ainda não há informações sobre as características, como sexo e idade, das vítimas localizadas. As buscas continuam durante todo o dia porque ainda há cinco desaparecidos nos escombros.
Com a chuva e a umidade do solo, cresce o risco de novos deslizamentos, o que prejudica as buscas. Máquinas trabalham no terreno.
Segundo a Defesa Civil, no estado são 5.548 famílias desabrigadas ou desalojadas e 14 feridos. Ainda de acordo com o órgão, há ocorrências espalhadas por todo o estado relacionadas às chuvas, como alagamentos, queda de árvores, queda de muros e deslizamentos.
No total, são 37 municípios afetados pelas chuvas, sendo que 14 decretaram situação de emergência. São eles: Francisco Morato, Caieiras, Franco da Rocha, Jaú, Embu das Artes, Capivari, Agudos, Várzea Paulista, Santa Isabel, Campo Limpo Paulista, Rafard, Mombuca, Monte Mor e Maracaí.
Até o momento, foram entregues 712 cestas básicas, 816 kits de higiene/limpeza e 934 kits dormitório.
Segundo levantamento da Defesa Civil, as mortes foram registradas nas seguintes cidades paulistas:
ITAPEVI – 1 óbito
ARUJÁ – 1 óbito
FRANCISCO MORATO – 4 óbitos
EMBU DAS ARTES – 3 óbitos
FRANCO DA ROCHA: 13 mortes
VÁRZEA PAULISTA – 5 óbitos
JAÚ – 1 óbito
RIBEIRÃO PRETO – 1 óbito