O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub presta depoimento à Polícia Federal na tarde desta sexta-feira (4). Ele cumpre uma determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), e está sendo ouvido na superintendência regional da corporação em São Paulo.
Abraham é investigado no inquérito que apura fake news e ataques contra o Supremo e seus ministros. Weintraub está em São Paulo, mas o depoimento é feito pela delegada Denisse Ribeiro, que atua na unidade da PF em Brasília.
O ex-ministro deveria ter sido ouvido no final de janeiro. No entanto, o advogado dele informou ao Supremo que ele estava infectado com a Covid-19 e não poderia estar presente na oitiva. Com isso, Moraes prorrogou o prazo, e, a pedido da PF, autorizou nova data para o comparecimento do ex-ministro.
Em uma entrevista concedida a um podcast, Abraham afirmou, sem apresentar provas, que um ministro do Supremo tentou comprar a casa dele no Brasil enquanto ele estava nos Estados Unidos. As declarações foram juntadas no inquérito e passaram a integrar as ações que estão sendo investigadas.