Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Céu amanhece com tons de vermelho e rosa no Grande Recife; veja FOTOS e entenda motivo

Espalhamento dos raios solares e inclinação do sol ao amanhecer explicam as cores diferentes do céu logo cedo nesta segunda (7).

Data: Segunda-feira, 07/02/2022 10:11
Fonte: G1

Os tons de vermelho e rosa que tomaram conta do céu chamaram a atenção de diversos moradores da Região Metropolitana do Recife, nesta segunda-feira (7). O fenômeno foi registrado nas primeiras horas do dia tanto.

Além de Pernambuco, a coloração diferente nas primeiras horas do dia também foi registrada em Natal e no interior do Rio Grande do Norte.

Segundo meteorologistas, é um efeito de ótica a tonalidade do céu, causado por conta do "espalhamento" dos raios solares. Por volta das 7h, as cores já estavam as habituais.

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) explicou que, quando o sol nasce e se põe, os raios "viajam" por mais moléculas de gases da atmosfera do que ao longo do dia. Essa "massa extra" de gás faz com que haja um maior espalhamento dos raios solares nos espectros de maior energia, como o violeta e o azul.

O composto de gases da atmosfera, como nitrogênio e oxigênio, água e materiais particulados também contribuem para dar uma coloração diferente na atmosfera. Por exemplo, em dias mais secos, o céu fica mais azulado, enquanto em dias úmidos, o céu fica mais esbranquiçado, apontou a Apac.

 

No caso do amanhecer avermelhado no Recife, a tonalidade é explicada pelo espalhamento dos raios solares na atmosfera, pela inclinação do sol ao amanhecer e pela quantidade de materiais particulados em suspensão na atmosfera.

Amanhecer no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, nesta segunda-feira (7) — Foto: Reprodução/WhatsApp

 

 

Amanhecer no bairro da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife, nesta segunda-feira (7) — Foto: Reprodução/WhatsApp

 

 

Céu amanhece com tonalidades avermelhadas em Camaragibe, no Grande Recife, nesta segunda-feira (7) — Foto: Reprodução/WhatsApp

 

 
Amanhecer no Grande Recife nesta segunda-feira (7) — Foto: Reprodução/TV Globo

Amanh