Um menino de dois anos e seis meses chamado Josue da Silva morreu de Covid-19 neste sábado (5), em Cuiabá, ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Referência, na Capital.
A criança morava em Nova Mutum, a 269 km da capital, mas precisou de um leito de UTI e foi transferida para Cuiabá.
Em nota, a secretaria municipal de Saúde de Nova Mutum informou que a criança tinha comorbidade, com cardiopatia congênita.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a família buscou atendimento no posto de saúde no final de semana, onde foram encaminhados para o pronto atendimento.
A criança apresentava uma condição médica que afetava o coração e o sistema vascular. Ele fazia tratamento pediátrico na cidade por causa dessa comorbidade, segundo o município.
O menino deu entrada na unidade de pronto atendimento com edema generalizado e exame antígeno positivo para a Covid-19, segundo a secretaria, em nota.
De sexta-feira (4) até esta segunda (7), foram registradas 55 mortes pela doença, de acordo com dados do painel epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).
Desde o começo da pandemia, 14.444 pessoas morreram de Covid-19 no estado. Nas últimas 24h, foram notificados 656.139 casos da doença na tarde desta segunda.
Deste total, 28.782 estão em isolamento domiciliar e 611.839 estão recuperados.
Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 232 internações em Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) públicas, com uma taxa de ocupação de 81,12%. Em enfermarias, há 175 pacientes, o que representa uma ocupação de 37%.