Está autorizada a realização do concurso para diplomata em 2022 com a oferta de 34 vagas para o cargo de terceiro-secretário. A quantidade de vagas aprovadas neste ano é maior que em 2021, quando foram abertas 25 oportunidades. O salário inicial é de R$ 19.199,06.
A portaria que autoriza a abertura do certame foi publicada nesta quarta-feira (9) no DOU (Diário Oficial da União). A banca organizadora escolhida pelo Instituto Rio Branco foi o Iades (Instituto Americano de Desenvolvimento). A expectativa é que o edital do concurso seja divulgado nas próximas semanas.
O último edital foi publicado em 2020, mas a prova só foi realizada em 2021 após uma série de suspensões por causa da pandemia de coronavírus. Na ocasião, foram ofertadas 25 vagas, 18 foram para a ampla concorrência, cinco para negros e duas para pessoas com deficiência.
Os candidatos passam por três etapas de avaliação: provas objetivas de certo e errado; provas discursivas de português e inglês; e provas discursivas de história do Brasil, geografia, política internacional, economia, direito, espanhol e francês.
O Ministério das Relações Exteriores (ou Itamaraty) é o órgão do Poder Executivo responsável pela política externa e pelas relações internacionais do Brasil, nos planos bilateral, regional e multilateral. Os aprovados no concurso ingressam no cargo de terceiro-secretário da carreira de diplomata. Atualmente, o salário é de R$ 19.199,06.