Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Covid-19 matou cinco crianças com menos de 10 anos em MT neste ano

Paralelamente às mortes, o estado registra baixa procura na vacinação infantil contra a Covid.

Data: Quinta-feira, 10/02/2022 17:00
Fonte: G1 MT

Mato Grosso registrou neste ano cinco mortes por Covid-19 de crianças com menos de 10 anos de idade, de acordo com dados do painel epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Uma dessas vítimas foi um bebê de menos de um ano , que morreu nesta segunda-feira (7), em Campinápolis, a 474 km de Cuiabá.

Isso ocorre no momento em que, há uma semana, o estado vem registrando baixa procura na vacinação infantil contra a Covid-19. Segundo a SES, 1,4% do público entre 5 e 11 anos recebeu a primeira dose.

Neste final de semana, um menino de dois anos e seis meses, de Nova Mutum, região médio-norte do estado, morreu por causa da Covid-19.

Em Cuiabá, um menino de dois anos também foi a óbito devido à doença. As outras mortes foram de duas meninas em Peixoto de Azevedo e, em Cáceres, respectivamente. Uma era bebê de um ano e outra tinha seis anos.

Veja, abaixo, onde e quando foram registradas mortes por Covid em crianças neste ano, até esta quarta-feira (9).

 

  • Em Peixoto de Azevedo - 4 de janeiro - Uma bebê de 1 ano
  • Em Cuiabá - 29 de janeiro - Um menino de 2 anos
  • Em Nova Mutum - 5 de fevereiro - Menino de 2 anos e seis meses
  • Campinápolis - 7 de fevereiro - Bebê com menos de um ano

 

 

Vacinação infantil

 

Em Cuiabá, apenas 12,2% das crianças foram vacinadas. A capital esperava imunizar cerca de 60 mil pessoas desta faixa etária. Contudo, o sistema do município consta com 19 mil cadastros aptos a tomar a vacina.

De acordo com a SES, são os municípios os responsáveis pela aplicação da imunização. A secretaria havia informado que vem incentivando os 141 municípios oferecendo um prêmio aos que mais vacinam.

Existe ainda uma unidade móvel de vacinação percorrendo as cidades. São oferecidos testes de hepatite, HIV, vacinação contra a Covid-19 e Influenza.