O presidente Jair Bolsonaro indicou Fernando Wandscheer de Moura Alves para o cargo de diretor da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Wandscheer é atualmente secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente.
A indicação do chefe do Executivo foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (11) e deve ser avaliada pelo Senado Federal. Se aprovado no Congresso, ele substituirá Dirceu Cardoso Amorelli Junior, que deixará o posto após fim do mandato.
Wandscheer é mestre em direito das políticas públicas, relações privadas e desenvolvimento pelo UniCeub (Centro Universitário de Brasília) e bacharel em relações internacionais pela UnB (Universidade de Brasília). Em 2019, ele exerceu as funções de secretário-executivo adjunto e de subchefe adjunto de Gestão Pública da Casa Civil da Presidência da República.
A ANP é vinculada ao Ministério de Minas e Energia e é responsável por regular a comercialização de petróleo e derivados e as atividades das indústrias de gás natural e biocombustíveis.
O comando da agência é composto de um diretor-geral e quatro diretores com mandato de quatro anos cada. Todos são indicados pelo governo e precisam ter o nome aprovado na Comissão de Infraestrutura e no plenário do Senado.
O Diário Oficial da União traz outras duas indicações. São dois ministros de segunda classe do quadro especial de diplomatas do Itamaraty para o cargo de embaixador. Paulo Fernando Dias Feres é indicado para representar o Brasil em Bangladesh; e Leonardo Carvalho Monteiro, na Guiné Equatorial. Os indicados também passam por sabatina no Senado Federal.