Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

4ª dose da vacina contra a Covid é aplicada em mais de 34 mil pessoas de grupo de risco em MT

O Ministério da Saúde autorizou através de uma portaria, no dia 20 de dezembro do ano passado, a imunização com a dose adicional para este grupo.

Data: Sexta-feira, 11/02/2022 16:36
Fonte: G1 MT

A aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 já começou a ser aplicada nos imunossuprimidos em Mato Grosso. Até o momento, 34.676 pessoas desse grupo já foram imunizadas no estado.

O Ministério da Saúde autorizou através de uma portaria, no dia 20 de dezembro do ano passado, a imunização com a dose adicional para este grupo. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou que o estado está autorizado a fazer a aplicação da dose desde a data citada.

 

Em alguns municípios mato-grossenses, a imunização já começou para o grupo de risco. A quarta dose deve ser tomada 4 meses depois da dose de reforço ( terceira dose).

Em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que em setembro do ano passado, começou a aplicação da 3ª dose para o grupo de imunossuprimidos. Desta forma, no final de janeiro deste ano, o grupo começou a estar apto a receber a 4ª dose. Por isso, a aplicação começou recentemente.

A SMS informou que mais de 5 mil pessoas tomaram a 3ª dose e estão aptas para receber a 4ª dose do imunizante. No entanto, eles devem seguir o calendário de acordo com o prazo de quatro meses.

A aplicação da 4ª dose (dose adicional) ainda não está disponível para o público em geral em Mato Grosso.

Já em Várzea Grande, na região metropolitana, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que também recebeu a nota técnica sobre a quarta dose, mas que ninguém na cidade tem essa dose porque a equipe precisa se organizar, verificar a disponibilidade do imunizante e organizar estratégia de vacinação.