A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (11.02), a segunda fase da "Operação Argentarius", que tem o objetivo de desestruturar uma organização criminosa que atuava como um banco paralelo financiando atividades criminosas como tráfico de drogas,contrabando de agrotóxico, roubo e adulteração de carga de insumos agrícolas. Nesta fase da operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão na cidade de Balneário Camburiú, em Santa Catarina.
Durante o cumprimento dos mandados foram apreendidos veículos de luxo, dentre eles uma Mclaren 570S Spider, avaliada em aproximadamente R$ 4 milhões e que apenas sete modelos existem no Brasil. O nome da operação faz referência aos Argentarius, que eram personagens do Império Romano responsáveis por bancos de depósito e operações de câmbio.
Eram bancos particulares, com atuação, portanto, semelhante ao do principal alvo da Operação. Segundo a PF, o grupo investigado pela teria movimentado mais de meio bilhão de reais, valores que não condizem com a renda lícita que os suspeitos declaram ter. Em dezembro, a polícia também divulgou que o grupo fazia uso de laranjas e empresas de fachada para movimentação financeira.