O Centro de Informações Antiveneno (Ciave) atendeu 913 pessoas em 2021. Elas tiveram acidente doméstico com animais peçonhentos. Ataques de escorpião e cobras são os mais acidentes mais frequentes atendidos pela unidade que está instalada no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).
O maior número de acidentes registrados foi com escorpiões, totalizando 463 casos, seguido por serpentes com 234 casos. Segundo o coordenador do Ciave, o médico José Antônio de Figueiredo, os casos de envenenamentos por serpentes e escorpiões são frequentes devido a sazonalidade dos acidentes por animais peçonhentos principalmente, e que leva em consideração o clima, além dos casos de intoxicações de uma maneira geral.
Segundo ele, é no período chuvoso que acontece com mais frequência acidentes por animais peçonhentos, principalmente em locais próximos a grandes áreas verdes dos bairro. Em Mato Grosso, o tipo de serpente mais comum e que mais causa acidentes é a jararaca, informou.
Em Cuiabá, o HMC é o hospital de referência para o tratamento de acidentes com animais peçonhentos. No local, primeiro o paciente é atendido pela emergência. No entanto, os profissionais estão disponíveis para atendimento por telefone, por meio do Disk Intoxicação (0800 722 6001).
Os plantonistas já procuram saber o animal e verificam possíveis antídotos.