Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Secretário de Saúde de MT diz que estado ainda não pode cobrar vacinação contra Covid dos alunos

Gilberto reclama do negacionismo e entende que imunização de crianças precisa ser obrigatória.

Data: Quinta-feira, 17/02/2022 07:45
Fonte: G1 MT

O secretário de Estadual de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, afirmou nesta quarta-feira (16) que ainda não há como cobrar vacinação dos alunos do estado porque a imunização contra Covid-19 ainda não foi incluída no Programa Nacional de Imunizações (PNI). As escolas precisam cobrar o cartão de vacinas atualizados dos estudantes.

No entanto, a vacinação contra Covid-19 ainda não está na lista, a inserção no PNI ainda depende do Ministério da Saúde.

A vacinação de crianças de cinco a 11 anos ainda é lenta em Mato Grosso. Segundo o estado, 15% do público alvo da campanha já receberam a 1ª dose do imunizante.

“A vacinação contra Covid-19 não é obrigatória, esse foi o grande problema. Some-se a isso o negacionismo. Aí depende da vontade dos país a vacinação das crianças”, destacou.

O secretário disse que, em sua opinião, a vacinação de crianças deveria ser obrigatória. Já que é distribuída pelo PNI.

“Pelo que está estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), todas as vacinas que fazem parte do PNI são obrigatórias aos menores de 18 anos”, completou.

Segundo Gilberto, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), está trabalhando junto com as secretarias municipais de educação para alertar sobre a importância da vacinação”, destacou.

Baixa procura

 

Segundo o secretário, até o momento, 15% das crianças que podem receber um dos imunizantes se vacinaram contra a Covid. O total do público infantil que está apto a receber a primeira dose do imunizante é de 374.148 crianças em Mato Grosso.

Os trabalhadores da saúde estão encontrando dificuldade no convencimento da população para a vacinação de crianças. O gestor afirmou que vai viajar para o interior do estado ainda nesta semana para realizar reuniões e debater estratégias para o avanço da vacinação, especialmente da Covid-19.