Reeducandos da Cadeia Pública de Alto Araguaia, a 426 km de Cuiabá, serão os responsáveis por confeccionar 3 mil uniformes para atender a aproximadamente 1,6 mil alunos de 10 escolas da rede municipal de ensino. O material para a confecção dos uniformes foram comprados pela prefeitura e entregues na segunda-feira (5).
A atividade de corte e costura, desenvolvida por meio do projeto Educando para Ressocializar, já uma rotina para alguns reeducandos e, neste ano, 15 recuperandos participam da ação, sendo que cada um deles tem condições de produzir 80 uniformes por dia, conforme a direção da unidade prisional.
Por desenvolver a atividade, os detentos recebem a chamada remição da pena. A cada três dias trabalhado, terão um dia da pena descontado. O município investiu R$ 39,5 mil na compra de materiais para confecção dos uniformes, incluindo linhas e tecidos.
Segundo o município, os uniformes serão distribuídos gradativamente nas unidades de ensino, conforme sejam concluídos pelos reeducados, sem que tenha sido estupulado um prazo fixo para a entrega das confecções.