As fortes chuvas registradas desde o início da madrugada desta quinta-feira (17.02), castigaram as populações das cidades de Diamantino, Sorriso e Sinop (180, 397 e 477 km de Cuiabá respectivamente).
As cidades tiveram registros de quedas de árvores em vias públicas e sob edificações, além de diversos pontos de alagamento com inúmeros casos de carros que acabaram ficando submersos.
Em Diamantino, o secretário de Infraestrutura do município, Edes Franciscato Beia, afirmou que pelo menos 50 famílias estão desabrigadas após terem as casas alagadas.
O prefeito do município, Manoel Loureiro Neto (MDB), já anunciou a possibilidade de ser declarado Estado de Calamidade no município. Ao todo, cinco bairros da cidade foram severamente atingidos e uma ponte chegou a se partir ao meio porque o terreno cedeu.
Em Sinop os temporais causaram alagamentos em diversos pontos da cidade, invadindo casas, lojas, tornando ruas e avenidas intransitáveis, além arrastar veículos. Em um dos episódios, uma viatura do Corpo de Bombeiros Militar precisou ser resgatada por uma máquina da Prefeitura Municipal.
Sorriso, entre as três cidades, é a que teve um volume menor de chuva. A Capital Nacional do Soja teve diversos pontos atingidos por alagamentos e prefeitura já formula um plano que deve ser realizado nas próximas horas, para "limpar" vias que foram cobertas por detritos e lixos. Assim como em Sinop, a cidade teve casas e estabelecimentos comerciais afetados pelas fortes chuvas registradas nas últimas 24 horas.