Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Defesa Civil alerta mais de 30 municípios do Nortão sobre risco de tempestade e ventos de até 100 km/h

Data: Sexta-feira, 18/02/2022 09:53
Fonte: SÓ NOTICIAS

A Defesa Civil Estadual atualizou, nesta quinta-feira, o boletim de previsão de chuvas intensas em 97 municípios nas regiões Centro-Sul, Nordeste, Norte e Sudeste de Mato Grosso. O alerta laranja indica probabilidade para tempestade, com chuvas de 30 a 60 milímetros por hora, acompanhadas de ventania de 60 a 100 km por hora, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Conforme o superintendente de Proteção e Defesa Civil estadual, tenente-coronel bombeiro Luís Cláudio Cruz, a população deve ficar atenta, pois “com essa previsão de chuva também existe o risco de interrupção de energia elétrica, queda de árvores, além de inundações”.

No Nortão, a Defesa Civil aponta risco de tempestades em Alta Floresta, Sinop, Sorriso, Nova Mutum, Colíder, Guarantã do Norte, Apiacás, Brasnorte, Carlinda, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itaúba, Juara, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Monte Verde, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Novo Horizonte do Norte, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Porto dos Gaúchos, Santa Carmem, Tabaporã, Tapurah, Terra Nova do Norte, União do Sul e Vera.

Segundo a Defesa Civil, a população pode receber avisos via SMS sobre chuvas. Os alertas incluem risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências. O cadastro é gratuito, basta enviar um SMS para o número 40199 com CEP do local. Esse serviço de alertas é coordenado pelo Ministério da Integração, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia móvel.

Conforme Só Notícias já informou, a concessionária responsável pelo fornecimento da energia elétrica também emitiu, há pouco, um alerta de temporais para várias regiões de Mato Grosso. De acordo com o serviço de monitoramento contratado pela empresa e que observa dados captados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), há previsão de tempestades, com risco de ventos, raios e cheias para todas as regiões de Mato Grosso.

Em Sinop, a forte chuva que começou por volta das 5 horas desta quinta-feira, provocou alagamentos em vários pontos da cidade. Várias ruas e avenidas — no centro e nos bairros próximos ao quadrilátero central — ficaram tomadas pela enxurrada.

Na rua João Pedro Moreira de Carvalho, uma viatura do Corpo de Bombeiros acabou caindo na vala de escoamento de água, por volta das 8 horas nesta manhã. Uma equipe dos Bombeiros que passava pelo local prestou atendimento e retirou o militar que estava no veículo. A equipe da concessionária da rodovia também participou do resgate.

Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)