O nível de captação de leite subiu 1,55% no Estado de Mato Grosso em 2017, após dois anos em queda. O aumento na oferta foi reflexo da redução nos custos de produção, bons volumes de chuvas no 1°quadrimestre/2017 e, além disso, no início do ano, o preço ao produtor registrou valores recordes para o período. As informações foram divulgadas pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Esses fatores incentivaram a produção no campo, porém, o aumento na oferta não foi absorvido plenamente pela demanda, pressionando para baixo os preços do leite no 2°semestre/17.
Nesse sentido, o desequilíbrio entre a oferta e a demanda continua pautando o mercado, e tem sido intensificado com o andamento da safra. Diante disso, a expectativa dos agentes no Estado sobre o preço do leite no curto prazo continua sendo de queda, e, apesar disso ser um fator de cautela, o foco do produtor precisa se concentrar também em bons índices produtivos, uma vez que estes são os principais fatores que influenciam a sua margem.