Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Mark Lanegan, do Screaming Trees, morre aos 57 anos na Irlanda

Um dos principais nomes do grunge, ele ficou conhecido como líder do Screaming Trees e também cantou no Queens of the Stone Age e vários outros projetos. Motivo da morte não foi divulgado.

Data: Terça-feira, 22/02/2022 16:34
Fonte: G1

Mark Lanegan, vocalista que ficou conhecido como líder da banda Screaming Trees e também cantou no Queens of the Stone Age, em carreira solo e em vários outros projetos, morreu aos 57 anos na Irlanda.

A notícia foi divulgada no perfil oficial do cantor no Twitter. "Nosso amado amigo Mark Lanegan morreu essa manhã em sua casa em Killarney, na Irlanda. Um amado cantor, compositor autor e músico, ele tinha 57 anos e deixa sua mulher Shelley. Não há mais informações disponíveis por enquanto. Por favor, respeitem a privacidade da família", diz o comunicado.

Voz grave, áspera e infuente

 

Ex-vocalista do grupo Screaming Trees, um dos principais nomes do grunge do início dos anos 90 e responsável pelo hit “Nearly lost you” com o Screaming Trees, Lanegan teve uma trajetória de colaborações musicais diversas, dos colegas de Seattle à escocesa Isobel Campbell.

Dono de uma voz grave e áspera, Mark começou a carreira no Screaming Trees ainda em 1984, antes da formação da cena grunge, e seguiu por quase quarenta anos de carreira passando principalmente pelo rock alternativo, folk e blues.

Destaques da carreira

 

Os pontos mais conhecidos do currículo de Mark Lanegan foram à frente do Screaming Trees e como parceiro eventual do Queens of the Stone Age. A primeira atividade ele costumava cumprir numa das melhores formações do grunge, “movimento” que Seattle, chuvosa cidade no noroeste dos EUA, exportou ao mundo há três décadas.

A banda não chegou a atingir o status de pares como Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden ou Alice in Chains. Mas Lanegan sobressaiu, mesmo posto ao lado dessa geração de prodígios da voz. O Screaming Trees se separou oficialmente em 2000.

Mark Lanegan — Foto: Divulgação

 

Mais tarde, ele gravou músicas essenciais do Queens of the Stone Age, como "No One Knows" e "Burn the whitch". Entre seus outros projetos principais estiveram o "The Gutter Twins", com Greg Dulli do Afghan Whigs, e o duo com Isobel Campbell.