Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Conheça sete nutrientes que vão ajudar a turbinar seu sistema imunológico

Muitos alimentos básicos do dia a dia nos fornecem vitaminas e minerais que são extremamente úteis quando o corpo precisa enfrentar alguma infecção

Data: Segunda-feira, 28/02/2022 09:29
Fonte: Do R7

Alimentos fáceis de encontrar e que normalmente fazem parte da nossa rotina têm sido descritos como aliados do sistema imunológico. São nutrientes que contribuem para fortalecer nossas células de defesa e anticorpos, além de auxiliar na regeneração dos tecidos. Veja a seguir alguns deles.

Alguns trabalhos científicos apontaram uma melhora das respostas imunes mediadas por células e anticorpos em animais com níveis mais altos de selênio. Este micronutriente atua na regulação do estresse oxidativo dos processos celulares, incluindo os envolvidos nas respostas imunes inatas e adaptativas. A castanha do Pará é rica em selênio, que também pode ser encontrado em menor quantidade na farinha de trigo e no ovo

O zinco desempenha um papel central no sistema imunológico e a deficiência deste mineral aumenta a suscetibilidade à infecções por bactérias, vírus, fungos e protozoários, segundo estudos. Ele atua no desenvolvimento e na função de células mediadoras de imunidade inespecífica, como neutrófilos e células exterminadoras naturais. Pode ser encontrado em carnes magras e aves, além de feijão, iogurte e grão de bico.

"O papel do ferro na imunidade é necessário para a proliferação e maturação das células imunes, principalmente linfócitos, associadas à geração de uma resposta específica à infecção", diz um estudo sobre a importância deste nutriente. O ferro pode ser encontrado em carnes vermelhas e frango, mas também está presente em feijões, brócolis e couve.

Pesquisas realizadas nas últimas décadas apontam o papel da vitamina C na regeneração de tecidos em todo o corpo. Sabe-se que ela ajuda a curar feridas, além de ser importante para a saúde dos dentes. É um poderoso antioxidante que ajuda a combater radicais livres no organismo. A fonte mais famosa de vitamina C é a laranja, mas o nutriente está presente em quantidade ainda maior na acerola, couve, pimentão, goiaba, brócolis, entre outros .

Iogurtes e leites fermentados são excelentes fontes de probióticos, bactérias boas que regulam a flora intestinal. Estudos recentes associam os probióticos a efeitos imunorreguladores, com potencial benefício em doenças relacionadas à resposta imune dos indivíduos, como alergia, eczema e infecções virais. Além disso, estas bactérias podem potencializar as respostas vacinais .

Este é um dos poucos nutrientes que não se obtém em grande quantidade na alimentação. O recomendável para manter níveis desejáveis de vitamina D é a exposição ao sol sem proteção solar em horário de menor radiação, especialmente no início da manhã. Ainda assim, algumas comidas como peixes gordurosos (vale destacar a sardinha enlatada) são fontes de vitamina D.

Presente na cenoura, batata doce, manga, brócolis, espinafre e tomate, o betacaroteno é apontado como um excelente aliado do sistema imunológico porque aumenta o número e a atividade das células de defesa. Todavia, a suplementação de betacaroteno é associada a um risco maior de câncer de pulmão em fumantes.