Uma operação da Polícia Federal cumpre dois mandados de busca e apreensão em Cuiabá, na manhã desta quarta-feira (9), contra suspeitos de cometer fraudes na contratação de empréstimos por meio da Caixa Econômica Federal.
De acordo com a PF, durante a investigação, foi constatado que o grupo estelionatário utilizava documentos de identidade falsos para abertura de contas no banco.
A operação ‘Stellios’, segundo a polícia, tem por objetivo saber mais detalhes de como esse esquema funcionava e quem participava, além de combater essas fraudes na contratação de empréstimos.
“A ação de hoje (9) tem o objetivo de aprofundar a investigação identificando a participação de mais pessoas no esquema criminoso”, disse a PF.
As investigações apontaram que os criminosos adquiriam empréstimos bancários para transferir dinheiro a terceiros.
Os investigadores identificaram que várias contas foram abertas pelas mesmas pessoas em diferentes cidades do estado, dentre elas Cuiabá, Cáceres e Rondonópolis.
O nome da operação é uma expressão grega que dá origem a palavra ‘estelionato’, e faz referência a um animal que se camufla para enganar suas presas.