Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Avanço da imunização tende a fazer Covid-19 ser caracterizada como endemia, diz infectologista

Apesar do cenários otimista, especialista alerta que é preciso continuar avançando nas medidas de prevenção, como a vacinação para garantir o controle da doença.

Data: Sexta-feira, 11/03/2022 10:15
Fonte: G1 MT

O avanço da vacinação deve levar a pandemia da Covid-19 ao status de endemia, ou seja, doença existente em determinada região. A análise é do médico infectologista Tiago Rodrigues.

Segundo o profissional de saúde, dois anos depois da Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar pandemia da Covid-19, os números mostram que a doença se encaminha para um estágio de endemia. Para ele, a doença deixa de ser um agravo e passa a ser algo que faz parte de uma comunidade.

 

"A maioria das pessoas que entraram em contato com o vírus, já se vacinaram ou estão parcialmente imunes. A Covid-19 passa a fazer parte do nosso cotidiano, não mais provocando números de casos graves como antes, por causa do avanço da imunização", disse.

 

O especialista destaca que status de endemia já acontece em algumas cidades fora do Brasil. Ele afirma que o atual cenário é visto com otimismo. Segundo ele, dia após dia registra-se queda no número de novos casos.

 

"Diante disso, devemos abaixar a guarda? Não. A vacinação deve continuar avançando, porque se afrouxarmos, sabemos o quão catastrófico pode ser", pontua.

 

O médico infectologista disse ainda que o momento é bom. No entanto, alerta que é preciso continuar avançando nas medidas de prevenção, como a vacinação para garantir o controle da doença.

"Quanto aos grupos de riscos de idosos, obesos e diabéticos. É necessário continuar utilizando máscaras onde tiver aglomeração", ressalta.

Mato Grosso já registrou, desde o início da pandemia, 715.129 casos da Covid-19 e 14.793 mortes.