Nesse sábado, 19 de março, é feriado municipal em Juara conforme a Lei nº 2.094/2010. A data é marcada pela celebração do Padroeiro do município, São José. Para os fiéis católicos, o Santo é muito mais amplo e é considerado o padroeiro da Igreja.
Conforme a tradição Católica, "José, o Carpinteiro", um homem justo, considerado hoje como São José, foi um guardião ao receber a missão de ser o pai terreno de Jesus Cristo e também de ser esposo da Virgem Maria, que juntos cuidaram do Filho de Deus.
O padre Vagno Reato, disse "nós estamos vivendo esse tempo de Graça. São José o padroeiro da cidade e também da nossa Paróquia. No feriado é dia de voltamos o nosso olhar para Deus".
Durante nove dias foram feitas as novenas em preparação à solenidade de São José, nesses dias, os católicos rezaram pedindo à Deus que recebessem orientação e iluminação a partir do exemplo do Santo.
Nesse sábado, dia 19, acontecerá a partir das 19:30 uma celebração litúrgica na Igreja Matriz. "Eu lembrava às pessoas que essa, a festa de São José, é a festa maior da nossa Paróquia. Estamos acostumados coma festa de São Cristóvão, mas ela é uma festividade externa, a festa maior de nossa Paróquia é a de nosso padroeiro maior", disse padre Vagno.
Período Quaresmal
Como sempre, feriado municipal de São José acontece no período quaresmal. O pároco reforçou que durante esse momento, o grande convite do tempo quaresmal é se voltar para o Senhor, numa autorreflexão, por isso são feitas as práticas do jejum, da penitência, da oração com mais intensidade.
Nesse tempo da quaresma, além das celebrações feitas nas Comunidades, todas as sextas-feiras, pela manhã, acontecem celebrações a partir das 6h. O padre Vagno ressaltou que nesse período “é necessário voltar o coração para o SENHOR, buscando dele forças para vencer as dificuldades e os desafios que temos”.