Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado nesse dia 22 de março, o setor de jornalismo do Grupo Amplitude de Comunicação entrevistou o engenheiro sanitarista Leandro Nepomuceno que falou sobre diversos assuntos referentes à importância da Água. A entrevista completa pode ser conferida no final da matéria.
A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 e visa a conscientização da população. Embora pareça que há água em abundância, apenas 1% está disponível para consumo, por isso se faz importante a preservação desse bem tão precioso para o desenvolvimento e conservação da vida.
O descarte irregular de animais mortos e lixos em rios ou águas correntes podem prejudicar a saúde pública e também o meio ambiente, tendo em vista que essa atitude pode gerar transtorno para a população devido ao mau cheiro exalado pelos cadáveres e, principalmente, por conta do risco de disseminação de pragas e enfermidades.
O caso da contaminação dos rios é ainda mais grave, porque coloca em perigo a vida de outros animais que podem ser afetados por doenças, como aqueles que bebem da água, ou os peixes, que vivem nela.
A água é o mais crítico e importante elemento para a vida humana. Compõe de 60 a 70% do nosso peso corporal, regula a nossa temperatura interna e é essencial para todas as funções orgânicas. Em média, nosso organismo precisa de 4 litros de água por dia. A água também é usada para preparar mamadeiras, comidas e sucos.
Confira a entrevista completa com o engenheiro sanitarista, Leandro Nepomuceno: