Cresceu o número de casos de dengue em Juara e em comparação ao ano passado, a quantidade de pessoas infectadas pelo mosquito Aedes aegypti saltou de 11 durante todo o ano de 2021 para 16 até o mês de março desse ano. Conforme divulgado, alguns bairros da cidade tem quase todos os quarteirões com a infestação da doença.
A bióloga Arlete Ramos disse em entrevista para a reportagem do Grupo Amplitude de Comunicação que os principais locais onde estão sendo encontrados esses focos são nas residências, terrenos baldios e em algumas instalações comerciais.
Muitos bairros estão com a infestação alta como por exemplo no Jardim Paranaguá e proximidades, Santa Helena, Kennedy, Jardim América e Porto Seguro. Além desses, todos os bairros na cidade têm quarteirões onde foram encontradas larvas do mosquito, alguns mais outros em menos quantidades.
"A nossa preocupação é:quanto maior a população do mosquito, aí começa-se a aparecer os casos positivos e é o que está acontecendo nesse ano de pessoas notificadas com suspeita de dengue", pontuou Arlete Ramos.
A bióloga ressaltou que a única maneira de vencer o mosquito é cuidar do quintal e eliminar a água parada. As denúncias sobre terrenos baldios podem ser feitas na Secretaria de Meio Ambiente e as denúncias sobre fossas podem ser feitas na Vigilância Ambiental.
Dengue x Covid-19
Febre, cansaço, mal-estar, dor no corpo, sintomas de dengue, mas que também podem ser confundidos com o da Covid-19. As duas são doenças causadas por vírus e deixam os infectados bastante debilitados. Mas a maneira como são contraídas e a forma como devem ser tratadas se distinguem muito.
O ideal, conforme frisou a bióloga Arlete Ramos, é que o paciente procure uma unidade básica de saúde para fazer os exames e tirar dúvidas em relação as doenças.
Confira a reportagem completa abaixo: