Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

​Bombeiros de Tangará realizam treinamento com simulação de resgate

Data: Sexta-feira, 09/02/2018 09:41
Fonte: Radio Pioneira

O treinamento vem sendo realizado ao longo desta semana e será concluído nesta sexta-feira (09). A situação simula uma vítima em local de difícil acesso, segundo explica o Tenente Sabino, do Corpo de Bombeiros.

Ele ressalta que é importante praticar as ações. “Faz parte do nosso serviço e por isso é importante estarmos sempre relembrando ou praticando para que, caso o Bombeiro venha a ser solicitado para uma situação parecida, esteja preparado. Simulamos a retirada de uma vítima que tenha caído ou esteja em local de difícil acesso. O bombeiro neste caso não consegue chegar por terra, tendo que descer de rapel. O acompanhamento, verificação e imobilização da vítima é feito também antes da retirada”, explicou.

O içamento da vítima em casos assim também é feito usando cordas, segundo explica o Tenente. “O Corpo de Bombeiros sobe a vítima por cerca de 30 a 40 metros em uma maca içada. Assim, é possível fazer melhor verificação da vítima e depois entrega aos cuidados médicos. Esta é a manobra a ser feita, utilizando as cordas e alguns outros equipamentos específicos de salvamento em altura, conseguimos trazer a vítima que já está na maca. A altura poderia ser maior inclusive se fosse o caso, a técnica seria a mesma”, disse.

Ainda segundo o tenente, o treinamento nivela o conhecimento de toda a equipe na parte de salvamento em altura, junto com o primeiro atendimento. “Desta forma garantimos que todos relembrem para garantir este primeiro atendimento com qualidade em algum acidente ou incidente que não é normal, mas que, por vezes, acontece”.

O tenente ressaltou ainda que a ação exige força. “Para conseguir garantir que este simulado seja bem realizado, diariamente os bombeiros fazem o trabalho de condicionamento físico realizado na própria unidade. Uma das finalidades do simulado é garantir que o bombeiro esteja sempre colocando em prática o que já aprendeu e precisa fazer na prática no seu dia a dia”, explicou.